17/12/2025 05:50:47

Obituário
25/06/2023 15:20:00

Morre aos 97 anos Antônio Matias Barros um ícone da história de União dos Palmares

‘Seu Toínho Matias’ era funcionário aposentado do Ministério da Agricultura e foi funcionário do ‘Posto de Defesa Animal’ por 35 anos

Morre aos 97 anos Antônio Matias Barros um ícone da história de União dos Palmares

Tribuna União - Fotos e Texto

Por volta das 22:50 deste sábado dia 25, morreu suavemente e sem sofrimento em sua residência na Praça José Simões Costa, no centro da cidade, na presença de seus familiares, o aposentado Antônio Matias Barros de 97 anos de idade considerado um dos ícones da história de União dos Palmares onde cresceu, criou numerosa família e ao longo do seu existir, sempre alegre, reservou seu lugar na história da terra de Jorge de Lima.

Ainda jovem, ‘seu Toinho Matias’ casou com a senhora Terezinha de Oliveira Barros de cuja união nasceram 6 filhos, 11 netos e 12 bisnetos cuja prole (todos vivos) hoje são formados como 4 pedagogos, uma educadora de artes e um bacharel em direito todos atuando em suas respectivas áreas. Em sua vida profissional Matias exercia a profissão de auxiliar de veterinária do extinto Posto de Defesa Animal função que exercia com abnegação e lhe rendeu uma popularidade impar junto as comunidades urbana e rural com seu colega inseparável o também falecido Geraldo Frota.

Familia Antonio Matias - Acervo da família

Homem de personalidade ímpar, dedicou sua vida família a família, ao seu trabalho e a sua cidade. Não dispensava também as festividades da Santa Padroeira de sua terra natal e ao Carnaval, tendo sido durante mais de 70 anos o Rei Momo de União dos Palmares. Foi fundador do Bloco Carnavalesco ‘Futuka’

Em uma ocasião conversando com a Tribuna de União Matias deixou transparecer seu lado de cidadão: ‘a gente só vive uma vez. Ganha pouco, tem família numerosa e as obrigações são muitas. Cumpridas essas fases de cidadania, a gente tem de dedicar um tempo a nossas convicções religiosas, e depois de tudo cumprido, ao lazer (se referindo ao carnaval).

A morte de Matias deixa uma lacuna impreenchível na comunidade local. Seu jeito de ser, sua dedicação a família e ao trabalho, sua religiosidade e sua maneira de usufruir as festividades pagãs sem cometer pecados contra os ensinamentos bíblicos usando apenas a descontração e a alegria servirão como marco de referência as futuras gerações.

Centenas de pessoas visitaram o velório de ‘Seu Toinho Matias” onde se despediram do amigo em sua residência e deverão acompanhar o féretro que sairá de sua residência as 17 horas para o Campo Santo dos Palmares.

A Editoria deste Noticioso apresenta a família enlutada votos de profundos pêsames pela lamentável perda.