Fonte Agora Notícias Brasil
Russos contra russos em Rostov. Tiroteio e explosões entre os mercenários russos do grupo Wagner de Prigozhin e forças regulares russas. Prigozhin disse no Telegram que os seus homens derrubaram um helicóptero russo que os atacou, mas não há vídeos comprovando isso.
Um vídeo mostra a coluna de mercenários do grupo Wagner de Prigozhin entrando na cidade russa de Rostov. De acordo c/fontes locais, a polícia e a guarda nacional russa não está se opondo ou resistindo ao avanço dos mercenários.
Depois do General Surovikin, foi a vez de Vladimir Alekseev, vice-chefe do Estado-Maior russo, se sentar na mesma cadeira, na mesma mesa, e a fazer um apelo aos mercenários do grupo Wagner de Prigozhin.
Começa dizendo “queridos irmãos” e segue uma linha parecida c/a de Surovikin, dizendo que combateram juntos e que ele respeita os mercenários e os comandantes do grupo Wagner.
Em seguida diz que a Rússia está em uma situação muito difícil e no meio do seu apelo diz:
“Imagine como o Ocidente ficará contente se vocês alcançarem aquilo que pretendem”.
“Isto é um golpe de estado.”
“Eu vos imploro, pensem melhor. Vocês não precisam fazer isso agora.”
“Eu peço à vcs, parem agora.”
“A última coisa que precisamos fazer agora é começar uma guerra civil na Rússia.”
A polícia e a guarda nacional russa estão montando checkpoints nas entradas de Moscou. Prigozhin, do grupo Wagner, anunciou que estava a caminho de Rostov. Há poucos minutos Prigozhin disse que pilotos russos se recusaram a obedecer a uma ordem dada por Shoigu p/abrir fogo contra os mercenários.
Onde está Vladimir Putin?
Apesar do golpe iniciado por Prigozhin ter começado há várias horas, Putin ainda não foi visto, o que não deixa de ser estranho já que nos últimos dias ele fez questão de se manter sempre bem visível, fazendo pronunciamentos diários desde o início da ofensiva ucraniana.
Peskov não anunciou, mas algumas fontes ligadas ao Kremlin acreditam que dentro de algumas horas Putin fará um pronunciamento em rede nacional russa.
Em um dos canais Telegram do grupo Wagner, Prigozhin escreveu o seguinte: “Neste momento cruzamos a fronteira do estado russo em todas as localidades. Estamos indo agora para Rostov. Se alguém ficar no nosso caminho, será destruído. Iremos até o fim.” Não há ainda fotos ou vídeos, mas algumas fontes relatam algumas escaramuças entre forças russas e mercenários de Prigozhin na região de Rostov.