https://ultimosegundo.ig.com.br
Andriy Yermak, chefe do gabinete da presidência ucraniana, afirmou que irá convidar o Brasil para participar de uma reunião de cúpula para discutir o fim da guerra. Sobre a data do encontro, ele afirmou que será em “em breve” e em local neutro.
“Em nome do presidente, eu e o nosso Ministério das Relações Exteriores estamos trabalhando na organização da 1ª Cúpula Internacional da Paz para discutir a fórmula proposta pelo presidente [Volodymyr] Zelensky”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.
“E nós acreditamos que a cúpula não estará completa sem a participação dos países do Sul Global”, disse Yermak, citando Brasil, Índia, China, Arábia Saudita e países da África.
O chefe de gabinete da presidência da Ucrânia disse que quer "ver o Brasil como um dos líderes da implementação do plano de paz”.
“A Ucrânia está muito interessada no desenvolvimento de suas relações com o Brasil. A Ucrânia quer muito uma parceria estratégica com o Brasil. E estamos prontos para fazer tudo o que depende de nós para atingir esse objetivo”, declarou.
O ex-chanceler e assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , Celso Amorim, se encontrou com Volodymyr Zelensky na capital da Ucrânia , Kiev, em 10 de maio . O chefe do Executivo o escalou para representá-lo no acordo de paz entre russos e ucranianos.