17/12/2025 05:44:10

Geral
12/06/2023 11:00:00

Publicitário alagoano expõe em castelo na Itália fotos de povos originários de Alagoas

Publicitário alagoano expõe em castelo na Itália fotos de povos originários de Alagoas

Fonte agendaa.com.br

]A partir deste sábado (10 de junho), uma exposição fotográfica em um castelo de origem medieval no povoado de Fombio, Norte da Itália, vai ajudar a projetar internacionalmente tradições de grupos indígenas do Sertão alagoano que ainda hoje são pouco conhecidos no próprio Estado.

Trata-se da exposição “RE-existir”, do publicitário e fotógrafo Ramatis Costa (um dos sócio da Six Propaganda), ensaio fotográfico realizado no município de Inhapi dos jogos e tradições do grupo indígena Koiupanká, um dos povos originários da bacia hidrográfica do São Francisco entre Pernambuco e Alagoas.

“Foi uma honra e uma experiência quase mágica poder documentar os jogos de povos originários de Alagoas que trazem muito da cultura e das visões de mundo dos grupos, já que as modalidades são intercaladas por cânticos rituais”, diz Ramatis Costa. “Espero honrar o convite que recebi despertando nos visitantes da exposição mais curiosidade, respeito e empatia pela cultura desses povos”.

Segundo o fotógrafo, a ideia do ensaio fotográfico surgiu ainda antes da pandemia, em 2019, após conhecido a aldeia Roçado, em Inhapi, no Sertão do Estado, a convite da artista alagoana Geovana Cléa, nascida na cidade e hoje radicada na Itália, que fez a ponte para a exposição no Castello Douglas Scotti, que abre neste sábado.

Realizada em parceria com a associação cultural Emotions of the World, a exposição contará com nove imagens do alagoano Rama Costa ao lado do trabalho de outros artistas italianos como Antonio Mazza e Ranieri Fornario.

Conheça mais sobre o trabalho fotográfico de Ramatis Costa no Instagram dele aqui.