Com a realização de 38 cirurgias para implantação de marcapasso nos últimos 15 dias, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, zerou a fila de espera no Estado. Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos foram os classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera da unidade.
O marcapasso é um pequeno aparelho implantado perto do coração, que visa monitorar e controlar os batimentos cardíacos, principalmente quando estão mais lentos que o normal. Dessa maneira, é possível garantir que o órgão irá bombear o sangue adequadamente, pois são emitidos impulsos elétricos quando os batimentos estão irregulares ou muito fracos.
O cirurgião cardiovascular do Hospital do Coração Alagoano, Kleberth Tenório, destacou a importância das cirurgias para ajudar a zerar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). “A iniciativa demonstra o comprometimento e a dedicação da equipe médica e dos profissionais de saúde em oferecer cuidados de qualidade, melhorando a vida dos pacientes e promovendo a saúde cardiovascular”, salientou.
O Hospital do Coração Alagoano já registrou 9.364 mil atendimentos desde a sua inauguração, em setembro do ano passado. Deste total, 287 foram procedimentos cirúrgicos, entre implantações e trocas de marcapassos, revascularizações do miocárdio, trocas valvares, correção de aneurismas de raiz aorta, dissecção de aorta, estudos eletrofisiológicos e janelas pericárdicas. Também foram realizadas 1.929 ressonâncias magnéticas, 1.505 ecocardiogramas, 1.224 eletrocardiogramas, 233 tomografias, 30 angiotomografias, 60 halteres, 210 testes ergométricos, 150 ultrassonografias, 1.633 raios-x e cinco telemetrias.
Com assessoria*
gazetaweb