O que saber:
• A saúde do coração de uma mulher – incluindo experiências físicas, ambientais e cognitivas na infância e na idade adulta jovem – está diretamente relacionada à saúde dos filhos que nasceram dela.
• A saúde cardiovascular pré-gestacional desfavorável está associada a várias complicações da gravidez, como parto prematuro, diabetes gestacional, hipertensão arterial, pré-eclâmpsia ou parto de um bebê pequeno para a idade gestacional. Também está associado a um maior risco de doença cardiovascular entre os filhos.
• Nascer prematuro está associado a um risco 53% maior de doenças cardíacas aos 43 anos, enquanto ter diabetes tipo 2 antes de engravidar está associado a um risco 39% maior de doenças cardiovasculares entre os filhos aos 40 anos.
• A saúde cardiovascular é intergeracional, e a incidência de complicações na gravidez e doenças cardiovasculares é desproporcionalmente maior entre pessoas de diversos grupos raciais e étnicos .
• A saúde psicológica, o estresse e a resiliência precisam ser considerados na otimização da saúde cardiovascular, e são necessárias intervenções para mulheres de grupos que foram historicamente excluídos dos serviços de saúde pública e enfrentam estressores de longo prazo, como episódios contínuos de discriminação, pobreza e violência.
Marco Mota
É médico cardiologista
@marcomotaa