18/12/2025 22:01:30

Mundo
11/04/2023 06:00:00

Quem são as brasileiras presas na Alemanha vítimas de esquema de traficantes

Ao terem as etiquetas das malas trocadas em SP, as duas foram presas e estão em um presídio feminino em Frankfurt

Quem são as brasileiras presas na Alemanha vítimas de esquema de traficantes

As brasileiras Jeanne Paollini Kátyna Baía estão presas na Alemanha desde o dia 5 de março após terem as malas trocadas por bagagem com drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde embarcaram com destino ao país para uma viagem de férias. Segundo a Polícia Federal, a suspeita é que elas tenham sido vítimas de um esquema de traficantes

Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou que as duas são casadas há 12 anos, moram em Goiânia e colecionam viagens. Atualmente, elas seguem presas em um presídio feminino em Frankfurt - cidade localizada na região central da Alemanha. 

É do presídio que ambas falam com as famílias. “Nós nunca convivemos nesse ambiente. Dói muito ficar aqui todo dia. Eu acordo e penso: ‘Meu Deus, esse pesadelo ainda não acabou' ’’, disse Jeanne em um áudio divulgado pelo Fantástico neste domingo, 9.

A irmã de Kátyna, Lorena Baía, relatou ao programa que o casal havia comprado a viagem parcelada em junho de 2022, e que durante cerca de um ano as duas se programaram para conhecer Berlim, capital da Alemanha, além de conhecer outros países na Europa. 

“Eu caminhei algemada pelo aeroporto de Frankfurt, escoltada por vários policiais, sem saber o que estava acontecendo. Chegou uma intérprete que informou que nós estávamos sendo presas por tráfico de drogas. O policial apresentou as supostas malas, nós falamos de imediato que aquelas malas não eram nossas. passamos por uma revista íntima e fomos transferidas para um outro prédio”, contou Jeanne.

Já Kátyna relatou que a cela não tem nem ao menos uma janela. “Uma cela em que as paredes têm escritas de fezes. É uma cela fria, não tem janela”.

A advogada das vítimas no Brasil, Luna Provázio, afirmou que as brasileiras estão sofrendo muito com a situação. “Elas tão exaustas, estão no limite delas. Passou de um mês, e elas percebem que cada hora vem uma nova dificuldade lá”.

Imagens flagraram troca de etiquetas

Imagens de câmeras de monitoramento exibidas pela TV Globo flagraram o momento em que dois funcionários do aeroporto trocaram as etiquetas das malas das vítimas

terra