O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky recordou na sexta-feira como há exactamente um ano atrás a «terrível verdade» do que tinha acontecido na cidade de Butcha durante as primeiras fases da ofensiva militar russa se tornou conhecida e exigiu que os «assassinos russos» fossem responsabilizados.
A retirada das tropas russas e a subsequente entrada das tropas ucranianas em Butcha foi um marco em termos do que veio a lume, uma vez que os corpos de civis executados arbitrariamente e os locais de tortura foram aí encontrados, revelando possíveis crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
Quando Butcha foi desocupado, a terrível verdade do que estava a acontecer nos territórios temporariamente ocupados foi revelada ao mundo», disse Zelensky num posto de comunicação social acompanhado por um vídeo de líderes internacionais a visitarem a área.
Nunca esqueceremos as vítimas desta guerra e levaremos certamente todos os assassinos russos à justiça», proclamou o líder ucraniano, que reconheceu publicamente que descobrir o que aconteceu em Butcha foi um dos piores dias desde o início do conflito.
Fonte: (EUROPA PRESS)
.news360.es/brasil