18/12/2025 21:58:58

Acidente
01/04/2023 00:00:00

Os EUA estão em contacto com as autoridades haitianas na sequência do rapto de dois dos seus nacionais na capital

Os EUA estão em contacto com as autoridades haitianas na sequência do rapto de dois dos seus nacionais na capital

Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Vedant Patel, confirmou quinta-feira que dois americanos foram raptados no Haiti e que o pessoal diplomático está em contacto «regular» com as autoridades do país das Caraíbas.

«Estamos em contacto regular com as autoridades haitianas e continuaremos a trabalhar com elas e com os nossos parceiros interagências do governo dos EUA», disse Patel numa conferência de imprensa, sem dar mais pormenores por razões de segurança.

O casal, Abigail e Jean-Dickens Toussaint, ambos com 33 anos de idade, foram alegadamente raptados a 18 de Março na periferia da capital, Porto Príncipe, que durante meses foi palco de uma grave crise de segurança devido às actividades de bandos criminosos.

O casal foi ao Haiti para visitar a família e assistir a um festival, mas foram raptados na sua viagem de autocarro da capital, segundo uma mulher chamada Christie, que afirma ser a sobrinha das vítimas.

Os raptores exigiram inicialmente $6.000 (5.500 euros) para a sua libertação, uma quantia que a família conseguiu pagar antes que os criminosos mudassem de ideias e exigissem um resgate muito superior de $200.000 (185.000 euros), que os parentes consideraram inacessíveis.

O porta-voz do Departamento de Estado declarou anteriormente que tinha conhecimento de «relatos de dois americanos desaparecidos» no Haiti, embora não tenha confirmado o rapto e apenas afirmado que, no caso de qualquer possível desaparecimento, Washington «está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais».

Fonte: (EUROPA PRESS)

news360.es/brasil