20/04/2024 10:08:15

28/10/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com alagoas24horas //

Os produtores de bovinos e bubalinos de Alagoas só têm mais esta semana para vacinarem seus animais. Sábado (31), termina a Segunda Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2009.

Iniciada no último dia 1°, a etapa deve vacinar 1,17 milhão de animais, segundo estimativas da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). "Não vai haver prorrogação de datas. Por isso, quem ainda não vacinou deve se apressar", alerta Rosângela Albuquerque, diretora técnica da Adeal.

Todos os bovinos e bubalinos, de qualquer idade, devem ser imunizados. Os criadores devem ficar atentos ainda ao prazo de declaração, que deve ser feita até o dia 15 de novembro, em um dos escritórios da Adeal.

Além de multas, quem não cumprir com a vacinação ou declaração também fica impedido de transportar ou vender o rebanho.

A vacinação é fundamental para impedir que os animais sejam contaminados com a febre aftosa, doença altamente contagiosa, que atinge animais de cascos bipartidos. Apesar de poucos casos registrados de contaminação em humanos, a doença causa graves prejuízos econômicos ao setor.

A campanha de vacinação, realizada em duas etapas anuais, em abril e outubro, é ainda, determinante para definir o status sanitário animal de um Estado, o que interfere na comercialização de animais e derivados.

Fonte: Renata Amorim/Adeal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News