18/04/2024 18:27:04

09/08/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

cadaminuto .. igor castro

Os prefeitos de São Sebastião e Campo Alegre poderão perder seus mandatos na próxima segunda-feira, quando o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará os recursos do Ministério Público contra os atuais gestores. Os magistrados também votaram numa ação contra um vereador de Anadia. 

O CADAMINUTO pesquisou e levantou detalhadamente as situações dos três municípios. Acompanhe porquê está sendo acusado, quem é o relator do processo e quais as definições com a possível perda de mandatos.

São Sebastião

No município de São Sebastião a ação movida pelo MP denuncia abuso de autoridade, abuso de poder econômico, abuso de poder político e distribuição de alimentos. A procedência do recurso é da 49ª Zona Eleitoral da cidade. A relatora do processo é a juíza Eloína Maria Braz dos Santos.

Se condenado, o prefeito José Pacheco Filho, perderá o cargo e por ter tirado 8.789 votos, o que equivale a 46.71%, passará a prefeitura para as mãos do segundo colocado, Mauricio Rocha Tavares, filho do deputado estadual Mauricio Tavares e que obteve 5.989 votos em 2008.

No processo, o irmão do prefeito, José Afonso Pacheco, que se elegeu vereador, também está incluso no processo. Ressalta-se que os dois foram denunciados pela Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL) por crime eleitoral. Segundo a acusação, em 2008, durante a Semana Santa, moradores de povoados de São Sebastião receberam 8,3 mil quilos peixe e também arroz em troca de votos.

Campo Alegre

No caso de Campo Alegre, a ação do MP denuncia prática de corrupção eleitoral, como captação ilícita, sufrágio e doação de cestas básicas. A juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas é a relatora do processo e tem como revisora a juiz Eloína Maria Braz dos Santos.

Se o pleno optar por cassar o mandato, o segundo colocado nas eleições de 2008 com 7.808 votos ou 43.23%, Jorge Matias (PP), assumiria o lugar do atual prefeito José Maurício Tavares, que obteve 8.167 votos (47,02%).

A atual secretária do município e primeira-dama, Rosineide Porto Cabús, teve seu nome incluso na ação, respondendo também como réu.

Anadia

Em Anadia, a coligação “Unidos por Anadia”, entrou com o recurso contra o vereador eleito José Adauto Almeida Rocha, pedindo a cassação do diploma por infidelidade partidária. O relator do processo é o juiz Francisco Malaquias de Almeida Júnior, tendo como revisor o juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto. Se perder o mandato, assumirá Talvanes Bastos Ferro.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News