28/03/2024 18:58:27

20/04/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Gazetaweb, com adelaide nogueira

O candidato Roney Valença (PPS) da "Coligação quer ser feliz junte-se a nós" (PPS, PP, PMDB E PSB), venceu a eleição suplementar em Tanque d'Arca, ocorrida neste domindo(19).

OS NÚMEROS

Dados divulgados agora a pouco confirmam a vitória de Roney Valença com 52,87% dos votos válidos, totalizando 1.787 votos. Já seu adversário, José Valmir Bezerra Lima (PP) obteve 1.593, o equivalente a 43,3%. Segundo a promotora eleitoral Ana Quintella, foram contabilizados 41 votos brancos e 145 nulos. Compareceram às urnas 3.566 eleitores; foram registrados 401 casos de abstenção.

A ELEIÇÃO

“O clima na cidade foi tranquilo. Seria muito bom que em todas as eleições tivéssemos essa estrutura”, afirmou o juiz eleitoral Williamo de Omena Lopes. Uma portaria assinada por ele e publicada no Diário Oficial do Estado proibiu a venda de bebidas alcoólicas e o uso de motocicletas a partir da zero hora de sábado.

Ainda segundo Williamo de Omena, cerca de 1.000 títulos foram cancelados antes do pleito de outubro de 2008. Essas pessoas não podem participar do pleito porque estão com pendências no registro eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que as urnas estavam armazenadas na cidade de Anadia, já que Tanque d’Arca não tem cartório eleitoral e está vinculada a comarca de Anadia. As urnas foram encaminhadas para os locais de votação nesse sábado(18), sob a segurança da Polícia Militar (PM).

O técnico judiciário, Erik Andrade, que trabalha nas eleições, explicou que 11 urnas estão sendo utilizadas, havendo mais nove de reserva caso alguma apresente problema técnico. “Depois da votação, as urnas serão encaminhadas para Anadia e ficarão no cartório por um período de 30 dias. Caso algum candidato queira pedir a impugnação da urna”. Afirma Andrade.

A eleição está sendo realizada em duas escolas que ficam no Centro de Tanque d’Arca. Na Escola Municipal Nossa Senhora Mãe do Povo funciona sete seções. Já no Grupo Escolar Rosa da Fonseca estão instaladas quatro seções, mais três que foram unidas. Por determinação do juiz, nenhuma seção pode liberar o resultado sem que a votação tenha sido encerrada em todas as urnas.

O trabalhador rural José Cícero Gomes Pereira, chegou cedo para votar e já esperava na fila há mais de 20 minutos. “Espero o que for preciso, o importante é votar e cumpri meu dever”, diz Pereira.

Os candidatos José Valmir Bezerra Lima (PP) e Roney Tadeu Valença Silva (PPS) votaram no início da manhã e depois fizeram visitas aos locais de concentração de eleitores.

O juiz eleitoral explicou que na noite de sábado, o candidato a vice-prefeito José Valdemir Bezerra Lima retirou a candidatura e anunciou que Flávio Bernardino do Nascimento era o novo vice de Roney Tadeu. Valdemir faz oposição ao seu irmão José Valmir também candidato a prefeito da cidade.

O pleito suplementar foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) porque a candidata eleita nas eleições de outubro de 2008, teve a candidatura impugnada e o segundo colocado não obteve a votação exigida - 50% mais um dos votos válidos - para ganhar o pleito.

Na eleição de outubro de 2008, que teve a participação de 92,39% do eleitorado do município, Roney Valença perdeu por 13 votos. Ele foi o segundo colocado, com 1.660 votos (49,80% do total de votos válidos). A sua adversária, Telma Santana (PP), obteve 1.673 votos (50,20%), ganhou a disputa, mas teve a candidatura impugnada.

Segurança

A segurança na cidade foi reforçada para as eleições suplementares. Cerca de 70 homens da Polícia Militar (PM), nove da Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) estão em Tanque d’Arca neste domingo. Segundo agentes da delegacia do município, nenhuma ocorrência foi registrada até o momento.

Os policiais abordam veículos na entrada da cidade e próximo aos locais de votação.

Resultado

Segundo o TRE, a votação será encerrada às 17 horas. Em seguida todo material será levado para o cartório de Anadia para divulgação do resultado.

Outras eleições

Tanque D´Arca é a quinta cidade no Estado a ter novas eleições em pouco mais de um mês. Em 15 de março, eleitores de São José da Laje, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio e Estrela de Alagoas, também voltaram às urnas.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News