18/04/2024 23:26:34

17/04/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

Após o feriado da Páscoa e às vésperas do feriado de Tiradentes, comemorado na próxima terça-feira (21), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) apela aos voluntários para que compareçam ao órgão e se candidatem à doação de sangue, já que não existe nenhuma bolsa da tipagem A negativa no estoque. Diante desta realidade, caso algum paciente necessite de uma transfusão com esta tipagem, o órgão não poderá atender à solicitação e o risco de morte é iminente.

Para se candidatar à doação de sanguínea, um gesto simples e que não traz males à saúde e muito menos perigo de contaminação por doenças, já que todo o material utilizado durante a coleta é descartável, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde. Ele também deve ter no mínimo 18 anos de idade e 50 kg, além de comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.


O candidato também não pode ter contraído Hepatite após os 10 anos, Sífilis, AIDS e doença de Chagas e, no caso de gestantes e lactentes, é proibida a doação, mas, para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Entretanto, caso o voluntário esteja no interior do Estado e não possa comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro do Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, ele pode se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O Hemoal e o Hemoar funcionam nesta sexta-feira até às 18 horas e, no sábado, a unidade Maceió recebe candidatos à doação das 8h às 12h.

Ascom/HEMOAL


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News