26/04/2024 01:30:10

28/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Mais de 30 aves, um casal de preguiça e duas jibóias ganharam liberdade na manhã deste sábado (28), durante uma ação que foi realizada entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Usina Uruba em Atalaia. O local escolhido é uma reserva ecológica dentro da Usina.

De acordo com a nova superintendente do Ibama, Sandra Menezes - que tomou posse ontem - a soltura desses bichos faz parte de uma série de comemorações em homenagem aos vinte anos do órgão. Segundo ela, os animais foram apreendidos em operações feitas pelo Batalhão Ambiental nos últimos meses em Alagoas.

Entre os pássaros havia várias espécies como as rolinhas; canários da terra; azulão; craúna; papa-capim - mais conhecido como cabeça-preta; Jesus meu Deus; sibite e cabocolinho. Na soltura, depois de viver tanto tempo preso os pássaros tiveram dificuldade em voar para fora das gaiolas.

"Essas aves foram encontradas com várias marcas de maus tratos, e após passarem por tratamento e receber cuidados na nossa sede estão sendo devolvidos ao seu hábitat natural", disse a superintendente do Ibama/AL. Ela falou ainda sobre a importância das denúncias feitas através do disque denúncia do Ibama. "Não precisa nem se identificar, basta que as pessoas liguem e denunciem sempre que tiverem informação de algum animal que está sofrendo maus tratos", alertou.

Segundo a superintendente, em uma semana recebemos várias denúncias e na maioria delas encontramos bichos sofrendo com a falta de cuidados", contou ela.

Além de representantes do Ibama, estiveram presentes policiais do BPA e funcionários da Usina ligados a reserva.

Fazenda Santa Tereza - Reserva Ecológica

A coordenadora ambiental do grupo João Lyra, Marta Tereza Ribeiro, participou da soltura dos animais e contou que a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), recebe animais apreendidos pelo Ibama e de diversos criadouros de outros Estados que não tem mais condições de manter os bichos.

Ela também diz que além da Usina Uruba, existem mais três reservas dentro de usinas, em Alagoas que são: o Santuário Ecológico do Jacaré do Papo Amarelo - único o mundo com certificação Iso 14001, destinado ao meio ambiente, localizado em Coruripe e o Refúgio da Capivaras da Usina Laginha, em Guaxuma.

Ronaldo Melo, gerente sócio ambiental do grupo, revela que além das três reservas do Estado, existem mais duas em Minas Gerais. "Nesta reserva ajudamos a cuidar de pássaros raros e que estão em extinção como a arara azul, vermelha e a amarela", diz. "Temos aqui o único Urucutum do Estado; ele foi transferido da região Norte pra cá pelo Ibama", completou ele.

A reserva mantem ainda várias espécies de macacos, quati e é repleta de belezas naturais.

com alagoasagora // thayse azevedo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News