23/04/2024 14:10:09

26/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Encantado com o sucesso da exploração de ostras em Porto de Pedras, o secretário de Estado do Trabalho, Regis Cavalcante, conversou o presidente da Colônia de Pescadores Z-25, Pedro Luiz. O líder da comunidade agradeceu o incentivo que tem recebido do governo do Estado para tocar o projeto.

No município, a Secretaria do Trabalho é responsável pela garantia de investimentos na qualificação das famílias do projeto Cultivo de Ostras em Alagoas. O projeto proporciona melhores condições de produção aos pescadores, assim como mais apoio para a comercialização e apresentação de seus produtos, identificando a linha empreendedora das famílias na região.

Em 2007, a Secretaria também foi parceira no programa Escola de Fábrica, que teve como objetivo beneficiar famílias do projeto com formação profissional, qualificação da mão-de-obra e ampliação da reserva, que possui aproximadamente mais de 70 mil ostras para escoamento.

O sucesso da produção é tão grande que, famílias de regiões circunvizinhas tomaram a iniciativa de migrar da sua cidade ou distrito para aprender a cultivar no município. Por esse motivo, os produtores associados à Colônia pretendem ampliar cada vez mais o espaço do cultivo para atender famílias de outras regiões que querem ter sua própria fonte de renda.

“Queremos mostrar que o programa de governo do Estado é baseado no trabalho, na geração de renda, e na luta pela inserção social. O objetivo é aproveitar ao máximo as potencialidades locais. Só vamos enfrentar a questão do desemprego e da exclusão social se houver um trabalho conjunto com a sociedade”, ressalta o secretário.

De acordo com Regis Cavalcante, os investimentos feitos pelo governo estadual geraram resultados positivos para as famílias que estão envolvidas no projeto. Atualmente estão associados à Colônia de Pescadores Z-25 mais de 400 pessoas, divididas entre pescadores e marisqueiros.

Sem sobra de dúvida a ostreicultura também agregou valores para um grupo de mulheres associadas à Colônia, que a partir de agora têm a oportunidade de conquistar um espaço no mercado de trabalho na região.

O presidente da Colônia, Pedro Luiz, comentou que os cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho foram importantes. “Formamos um grupo bom. Agora estamos em processo de estruturação para exportar as ostras para outros estados e até para fora do país”, afirma Pedro, dizendo que a produção é vendida para pousadas, feiras e festivais.

Conquista - Recentemente a Secretaria do Trabalho ofertou um curso de qualificação para mais de 20 associados da Colônia de Pescadores Z-25 na área de beneficiamento de pescado. A partir do curso, os participantes foram inscritos num concurso realizado pela Secretaria Nacional Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) e conquistaram a primeira colocação, obtendo 91 pontos. Eles concorreram com colônias de pescadores de todo o país e foram premiados com uma cozinha completa.

ProJovem Trabalhador - Durante a reunião ficou definido que Porto de Pedras será contemplada com 50 vagas para o programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, que qualificará jovens de 18 a 29 anos para áreas produtivas da região.
 

por Agência Alagoas


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News