28/03/2024 09:19:01

15/02/2009 00:00:00

Educação


Educação

Estudantes que voltaram às aulas neste mês se depararam com as novas regras da ortografia. A reforma ortográfica tem um prazo de adaptação até 2012; nas provas e concursos como o vestibular, por exemplo, quem errar não perde ponto. Mas muitos professores já estão adaptando os alunos às mudanças.

A professora Ana Claudia começou o semestre com uma aula especial sobre as novas regras da ortografia. A professora lançou um desafio: escrever a palavra “autorretrato”. Dos quatro grupos, só um acertou de primeira.: “Autorretrato” agora se escreve sem hífen e com duas letras “R”. Fernanda, de 7 anos, já aprendeu: “Antigamente tinha hífen pra separar as palavras, mas agora vão tirar de algumas palavras”, explica a aluna.


Theo, também de 7 anos, sabia na ponta da língua, as letras que voltaram ao alfabeto: W, K e Y.

O colega Cristóvão lembrou que alguns acentos também mudaram. “Em algumas palavras não existem mais acentos”.

E o que aconteceu com o trema? Antonio responde: “Agora não tem mais trema”.
Na turma que se prepara para o vestibular, o mesmo assunto toma conta da sala de aula. Olhos e ouvidos curiosos estão atentos às explicações.

A reforma tem um prazo de adaptação. Até 2012, as duas grafias vão poder ser usadas; nas provas e concursos como o vestibular, por exemplo, quem errar não perde ponto.

A fase de adaptação é um tempo necessário para fixar as novas regras. “Eu vou precisar desse período de adaptação também, como professor, para me acostumar”, diz o professor Marcos Tomaz.

Tantas mudanças provocam uma certa tensão entre os alunos, mas a vestibulanda Ana Carolina Pereira tem uma dica: “Só escrevendo. Acho que e a melhor maneira de fixar é escrever”, ensina.

com G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News