16/04/2024 15:12:25

12/02/2009 00:00:00

Saúde


Saúde
O Hospital Geral do Estado (HGE) está preparado para atender aos foliões durante o período carnavalesco. Para isso, a Gerência Geral da unidade incrementou algumas medidas, como as transferências de pacientes para hospitais conveniados; reforço do abastecimento de medicamentos e insumos e do número de equipes para o atendimento de emergência.

De acordo com o gerente-geral do HGE, Antônio Alício Moreira, os principais acidentes que acontecem nessa época são atropelamentos, colisões e agressões por armas brancas e de fogo. "As causas são, principalmente, a ingestão demasiada de álcool e o uso de drogas e entorpecentes, que alteram o comportamento humano, causando problemas no relacionamento interpessoal e podendo gerar crimes". A orientação do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, é deixar os profissionais em alerta.

Nesse período de atendimento, observa-se, também, o agravamento dos casos de internamento, a exemplo do diabetes, hipertensão, hepatopatias (doenças de fígado), nefropatias (doenças dos rins) e doenças das glândulas (tireóides), além das doenças cardíacas.

As ocorrências de acidentes, tentativas de suicídio e crimes com usos de armas brancas e de fogo também são maiores nessa época em relação aos outros meses do ano. O número de atendimentos no HGE, somente nos quatro dias de folia durante o ano passado, foi de 1.318. Em 2008 ocorreram 48 casos de colisão; 40 de atropelamentos e mais 13 casos de capotamento.

Cuidados - O coordenador de Internação do HGE, Marcos Seabra, afirmou que o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, também tem um aumento considerável no período carnavalesco, além da gravidez indesejada, principalmente envolvendo adolescentes. Ele explicou que o uso abusivo de álcool e de outras drogas aumenta os riscos.
 
com agência alagoas // arnaldo santos


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News