24/04/2024 10:19:20

11/02/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apostou na magia do teatro educativo e irreverente para celebrar o Dia Mundial do Enfermo, que será lembrado nesta quarta (11). Para isso, a secretaria vai contar com a participação da Companhia de Teatro do Chapéu para levar alegria e auto-estima para quem, muitas vezes, está esquecido.

As apresentações da companhia foram iniciadas na segunda-feira (9) na Clínica Infantil Dayse Brêda, na Levada. Para a professora Tácia Albuquerque, formada em teatro pela universidade Federal de Alagoas (Ufal) e agente cultural, o trabalho de intervenção artística está voltado para o lúdico.

Em suas apresentações, que percorrem enfermarias, o espírito dos artistas contagia não apenas os que se agarram a esperança de ter sua saúde restabelecida, mas aos profissionais e familiares. “É impossível não se emocionar com os sorrisos espontâneos de quem geralmente está acostumado com a dor”, garante Tácia.

Personagens que incorporam sonhos, mentes e fantasias, doam e extravasam esperança de vida, com acompanhamento de instrumentos musicais que alimentam vidas e mudam rotinas nos hospitais públicos de Alagoas.

A programação prosseguiu na terça-feira (10), às 9h, no Ambulatório 24h João Fireman (Jacintinho) e às 14h no Denilma Bulhões (Benedito Bentes). As apresentações da Companhia do Chapéu em alusão ao Dia do Enfermo serão encerradas na quarta-feira, no Hospital Geral do Estado (HGE), a partir das 9h.
 
No dia 11 de fevereiro de 1858, ocorreu em Lourdes, na França, a célebre aparição da Virgem Maria em que esta declarou: "Sou a Imaculada Conceição". Desde então, milhões de fiéis buscam no santuário ali construído a saúde do corpo e da alma.

Em alusão a tal data, o Papa João Paulo II instituiu o Dia Mundial do Enfermo, no ano de 1993. Seu principal objetivo é sensibilizar os governos e a sociedade civil para que os enfermos tenham a melhor assistência possível.


com assessoria //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News