19/04/2024 08:48:39

25/12/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

Muitas dúvidas que encontro nos comentários já foram respondidas em algumas das mais de 160 colunas publicadas no G1. Por isso, em clima de Natal, vamos relembrar assuntos importantes e responder às dúvidas mais comuns. Hoje vou falar sobre solução de problemas no MSN e no Orkut.

Entrada automática no Windows 
Em alguns computadores, o MSN é aberto sempre quando o Windows inicia. Para evitar que isso aconteça é necessário alterar uma configuração do programa. Abra o MSN e vá até a barra de menu superior. No Windows Live Messenger, clique em Ferramentas, seguindo até Opções. Na janela aberta clique em Geral e desmarque os campos:


- Executar o Windows Live Messenger automaticamente quando eu fizer logon no Windows;


- Permitir a entrada automática quando conectado à internet.


Os nomes dos campos e menus podem ter variações entre diferentes versões do programa, mas o processo não se altera: acesse o menu de opções e desmarque os campos que determinam a entrada automática.


>>>> Procurando o histórico
"Onde ficam armazenadas as conversas do MSN?"
Marley

Marley, caso você tenha ativado a opção de salvar os históricos das conversas no MSN, siga os passos:


- No Windows Live Messenger, clique no item Mostra Menu, que é o botão à direita na tela do MSN, como ilustra a figura à esquerda na imagem acima;


- Na opção Arquivo, selecione o item Exibir histórico de mensagens;


- Uma janela com a lista de seus contatos será aberta. Clique sobre o contato escolhido, e selecione OK para ver as mensagens arquivadas.


Se a opção de salvar as mensagens estiver desabilitada, significa que seu MSN não está guardando as conversas. Para resolver isso, siga os passos:

- Clique no item Mostra Menu, que é o botão à direita na tela do MSN, como indicado na figura da esquerda na imagem acima;


- Em Ferramentas, clique no item Opções;


- Uma janela de configurações será aberta. Clique, na parte branca à direita, no item Mensagens, e observe o item Histórico de Mensagens, ilustrado à diretia na figura acima;


- Marque a opção: Manter um histórico das minhas conversas automaticamente;


- Se você quiser que um resumo da conversa abra automaticamente sempre que você falar com o seu contato, marque a opção "Mostrar minha última conversa em novas janelas de conversa";


- Clique em OK.

>>>> Recuperando uma conta invadida 
“Gostaria de saber se é possível descobrir quem roubou uma conta de MSN (se é possível enquadrá-lo em alguma lei) e se posso voltar a utilizá-la, já que estou completamente sem acesso e sei que quem a roubou utiliza em meu nome.”
Irlan

Irlan, é possível descobrir quem roubou a sua conta e enquadrá-lo em alguma lei, mas o processo não depende só de você. A advogada especialista em direitos intelectuais e tecnologia, Silvia Venna Kauffmann, explica a situação:


“Embora a maioria dos casos de uso de login e senha por terceiros seja decorrente de revelação pela própria pessoa que os criou e que foi lesada, há, sim, como saber quem o fez. Ainda há a possibilidade de você ter optado por memorizar a senha no seu micro e outra pessoa utilizou seus dados para conectar-se ao MSN. Outra, ainda, é a sua máquina ter sido invadida e seus logins senhas terem sido hackeados.

 

No Brasil, quando a pessoa se conecta à internet ela ‘recebe’ um número de IP (Internet Protocol) que está relacionado com o provedor de acesso utilizado pelo usuário da internet.


Com a data e horário da conexão (ao MSN) você consegue o IP. Assim, recomendamos que você recolha o máximo de informações sobre o uso de seus dados por terceiros, tais como data e horário de acesso ao MSN por essa pessoa, e dirija-se a uma delegacia para fazer a denúncia. A 4ª DIG, em São Paulo, é especializada em crimes eletrônicos, mas existem outras pelo Brasil.”


Agora preste atenção para os detalhes técnicos, Irlan. O número de IP pode ser pedido para a Microsoft, que é responsável pelo serviço do MSN. Acredito, no entanto, que a empresa só vai liberar esta informação após receber uma ordem judicial.


A recuperação da senha do MSN é possível por meio do próprio site do Hotmail - basta acessar a página específica do serviço.


Se não for possível recuperar a senha, crie outro MSN. Entre em contato com seus amigos e colegas, comunicando que sua conta antiga foi roubada. Vale uma dica: tenha o hábito de exportar seus contatos do MSN com freqüência, assim você não perde sua lista de e-mails e amigos.


Para exportar a lista de amigos, siga os passos:
- Abra a página Hotmail.com;
- Informe seu usuário e senha;

- No lado direito da tela, clique no ícone Opções;
- Na parte inferior da tela clique em Exportar Contatos;
- Salve o arquivo em seu computador. O formato CVS pode ser aberto pelo Microsoft Excel, e pode ser importado por outro hotmail, ou mesmo pelo Outlook.

Buddy Poke 
É grande a quantidade de comentários sobre o mau funcionamento desse aplicativo que representa os usuários através de avatares. 

Infelizmente não existe um canal eficiente de suporte do responsável pelo aplicativo para que possamos obter um diagnóstico do problema. Um dos casos comuns, porém, diz respeito ao navegador usado.

 

Certifique-se de estar utilizando a versão atualizada do Adobe Flash, plugin utilizado pelo Buddy Poke. Para isso, faça a atualização no site da Adobe. Se isso não resolver seu problema, experimente atualizar seu navegador para versão mais atual: Internet Explorer 7, Firefox 3 ou Opera 9.62.


>>>> Denunciar perfil falso
"Alguém criou um falso perfil com meu nome completo, dados pessoais, e até minhas fotos. Já denunciei várias vezes, e até amigos meus denunciaram abuso de falsa identidade, mas meu 'perfil falso' continua lá há meses. Alguém tem uma solução pra isso?"
Lia

 

Lia, quem criou este perfil cometeu um crime de falsidade ideológica. O que recomendo em uma situação como esta é, em primeiro lugar, denunciar no próprio Orkut, depois tirar uma cópia de tela do Orkut para usar como prova. Você pode fazer isso teclando ALT+PrintScreen e colando o resultado em um programa de edição de imagens, como o Microsoft Paint. Clique em Iniciar, depois em Programas, Acessórios e depois abra o Paint.


Vá a uma delegacia munida de seus documentos e faça um Boletim de Ocorrência para formalizar a queixa. Por fim, procure um advogado para lhe orientar a como entrar em contato com o Google para eliminar o perfil falso.


 Dúvidas gerais
Muitos leitores têm dúvidas relacionadas ao Orkut, e praticamente todas já foram abordadas aqui em algum momento. Por isso deixo os links para a solução dos principais problemas:

 

- Mudar o idioma do Orkut;

 

- Receber notificação de scraps no e-mail;


Restaurar sistema após vírus no Orkut;


Limpar vírus do Orkut;

 

- Fugir das ‘pegadinhas’ traiçoeiras no Orkut;


Spam no Orkut;


Manual do internauta invisível e dicas para sua privacidade.

Se você tem mais dúvidas sobre MSN, Orkut e outros temas, deixe seu comentário abaixo. Na terça (30) teremos a segunda parte do especial "Como limpar seu PC", falando sobre monitor, teclado e o mouse.

com G1 * Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News