28/03/2024 11:44:28

23/12/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

A procura pelos grandes centros de comércio aumenta o movimento nas estradas para as compras de Natal. Em Pernambuco, o risco de assaltos obrigou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a escoltar os ônibus de consumidores que vão até a "Sulanca", considerada a maior feira livre do Nordeste.

Quem vai às compras em Caruaru (PE) tem ainda mais um motivo para ficar preocupado: os bandidos sabem que eles carregam dinheiro vivo. "Eles deram vários tiros e mandaram o motorista encostar. O motorista encostou e eles assaltaram", diz o comerciante Fernando Batista.

Diante de crimes como esse, a estratégia da polícia foi reunir os grupos de excursão no meio do percurso. Para evitar os assaltos, a viagem até Caruaru não se faz sem uma parada no posto da PRF. É o ponto de encontro de ônibus que vêm de várias cidades e até de outros estados. Daqui em diante, os viajantes só pegam a BR-232 em comboio e com escolta policial.

Aos poucos o comboio vai se formando com vans e ônibus. Quem chegou primeiro espera com paciência o horário de partida. Às 22h30 todos saem em conjunto. A polícia segue no início e no final da fila pelos 130 quilômetros até Caruaru.

"A partir do momento em que nós adotamos o serviço de escolta de comboios, nós não registramos mais ocorrências de assaltos, exceto aqueles que insistem em sair desgarrados dos comboios. O alto índice de criminalidade não só nos grandes centros urbanos, mas também no interior, faz com que mesmo com o serviço de ronda da polícia, qualquer ponto que não seja policiado por um breve momento seja alvo de assaltos”, afirma Edder Romel, inspetor da PRF. 

com G1

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News