29/03/2024 09:19:45

17/11/2008 00:00:00

Especiais


Especiais
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará entre os dias 17 e 21 de novembro a Semana Nacional pelo Registro Civil. O movimento reúne juízes de todo o país para garantir o registro de nascimento de pessoas que ainda não possuem o documento legal. O evento pretende diminuir o índice de sub-registro nacional (número de pessoas registradas inferior ao número de nascimentos), estimado entre 12% e 13%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No âmbito estadual, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) oficiou a todos os magistrados que promovam junto aos Cartórios de Registro Civil o movimento pela aquisição da certidão de nascimento, visto que o Estado de Alagoas encontra-se acima da média nacional, com  31.6% de sub-registros.  Segundo o juiz Domingos de Araújo Lima Neto, todos os órgãos do judiciário estarão concentrados em combater esse índice. “É importante que as pessoas que ainda não possuem o registro civil não percam essa oportunidade de passarem a existir legalmente”, afirmou.

O TJ/AL estará atento às prováveis tentativas de fraude que possam vir a acontecer durante a Semana Nacional pelo Registro Civil. “Na última etapa da Justiça Itinerante, realizada no CAIC do conjunto Virgem dos Pobres, uma pessoa foi detida, depois de tentar conseguir indevidamente um novo registro civil”, explicou o juiz.

com assessoria TJ-Al



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News