24/04/2024 21:17:43

15/10/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

Alagoas será contemplada com recursos do Ministério da Saúde, na ordem de  R$ 2.181.553,79 anuais para investimento em ações de controle da dengue nos 19 municípios prioritários. Segundo informou a superintendente de Vigilância à Saúde (Suvisa), Célia Torres, trata-se de um implemento no teto de vigilância à saúde, sendo 80% destinados  aos municípios e 20% ao Estado, para o controle da doença.

O dinheiro será repassado em 12 parcelas mensais, devendo já entrar na conta da vigilância à saúde dos municípios referente ao mês de outubro. De acordo com Célia Torres, para que seja feito o monitoramento das ações a Sesau solicitou aos municípios que seja elaborado um plano de aplicação dos recursos.

São considerados prioritários para o controle da dengue, os municípios localizados na grande Maceió, que tenham população acima de 100 mil habitantes, estejam em regiões de praia e apresentem maior fluxo de turismo.

Em Alagoas, estão nesta situação os municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Maceió, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Palmeira dos Índios, Paripueira, Pilar, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Pelos dados parciais do Boletim Epidemiológico da Sesau, até a semana 40, que vai de 01 de janeiro a 04 de outubro, os casos notificados de dengue clássica em Alagoas somam 18.735, sendo confirmados 6.794. Com relação à Dengue Grave (Dengue com complicações, febre hemorrágica do Dengue e síndrome de choque por Dengue), foram notificados 495 e confirmados 245, com 46 óbitos notificados e 14 confirmados.

O total de casos suspeitos de dengue clássico nos municípios prioritários soma 13.156, o que representa 70,22% dos casos em relação ao Estado. Em Maceió o boletim aponta 7.201 casos suspeitos, ou seja, 38,44% em relação ao Estado.

Célia Torres lembra que o controle da dengue já vem sendo feito tanto nos municípios prioritários como nos demais. Em setembro, a Sesau realizou oficinas de  mobilização social contra a dengue, na Barra de São Miguel, concluindo a capacitação de todos os coordenadores municipais de vigilância epidemiológica, atenção básica e de endemias, para que promovam medidas efetivas e de caráter permanente para o combate ao mosquito transmissor da dengue e controle da doença.

por Assessoria - Sesau


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News