20/10/2017 06:42:18 Política

Saiba como será a votação da denúncia contra Temer na Câmara




 

Depois de o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que pede o arquivamento da investigação contra o presidente Michel Temer, ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ontem (18), os parlamentares voltam a se reunir, na próxima quarta-feira (19), agora no plenário da Câmara, para decidir se encaminham, ou não, a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Temer, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de obstrução de justiça e organização criminosa.

A abertura da sessão, conforme o portal G1, está marcada para as 9h. Para isso, é preciso que 51 deputados estejam presentes. A ordem do dia, no entanto, só poderá ser iniciada após o registro de 52 deputados no painel do plenário.

A votação do parecer aprovado na CCJ ocorrerá com a presença de pelo menos 342 parlamentares. Este é o número mínimo de votos exigidos pela Constituição Federal para que o processo da denúncia possa ser instaurado na Justiça.

Antes da votação, de acordo com a Agência Brasil, Bonifácio fará a leitura de seu voto por até 25 minutos. Em seguida, o presidente Michel Temer ou seu advogado poderão falar por igual tempo.

Maia diz que Planalto divulgou 'falsa versão' e irrita Temer

Após a apresentação da defesa do acusado, a direção da Casa dará o direito de fala, de cinco minutos, a cada deputado que desejar se manifestar. Depois da exposição de quatro oradores, a secretaria esclarece que é permitida a apresentação de requerimento para encerrar a discussão.

O requerimento será submetido à votação dos deputados, caso o plenário tenha a presença de pelo menos 257 parlamentares, quórum mínimo estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara para votações.

Encerrada a discussão, terá início o processo da votação do parecer. Para encaminhar a votação, poderão falar mais dois oradores contrários e dois favoráveis ao parecer de Bonifácio por até 5 minutos cada. Os líderes partidários poderão falar por um minuto para orientar o voto das bancadas.

Só então o mérito do parecer da CCJ será submetido à votação nominal. Cada deputado deverá responder “sim”, “não” ou "abstenção", conforme aprove ou rejeite o voto do parecer. Os parlamentares serão chamados conforme seus estados por ordem alfabética. A chamada será alternada entre estados das regiões Norte e Sul.

Depois que forem alcançados 342 votos, a Presidência da Câmara poderá proclamar o resultado. Se não for atingido esse número mínimo de votantes, outra sessão será convocada pelo presidente para a realização de nova votação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Ex-presidente Lula
14/12/2017 09:44:44 Política
Lula teria demonstrado abatimento com definição da data de julgamento

Notícias ao Minuto - Publicamente, o ex-presidente Lula sempre mostrou vigor para tratar das acusações contra ele e da condenação de nove anos e meio de prisão imposta pelo juiz Sergio Moro. Nesta quarta-feira (13), no entanto, ele teria d...



Senadora Gleise Hoiffman
12/12/2017 07:39:24 Política
Petrobras pede que Gleisi e mais dois devolvam R$ 1 milhão

A Petrobras pediu que o ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Tribunal (STF), determine que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e outras duas pessoas devolvam R$ 1 milhão. Fachin aind...



Deputado Jair Bolsonaro
11/12/2017 12:57:58 Política
Bolsonaro empregou a mulher na Câmara

Yahoo Notícias - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) empregou por um ano e dois meses a atual mulher, Michelle, em seu próprio gabinete na Câmara dos Deputados. No período, ela ainda foi promovida. A contrataç...



Maia: reforma vai a plenário
10/12/2017 10:08:15 Política
Câmara vai iniciar debate sobre Previdência nesta quinta, diz Maia

Notícias ao Minuto – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse neste sábado ao presidente Michel Temer que vai pautar, a partir da próxima quinta-feira, dia 14, as discussões sobre a reforma da Previdência, segundo apurou o Broadcast. Inici...



15/12/2017
Visitas: 67601317
Visitas De Hoje: 1526


ENQUETE

De 0 a 5 que nota você dá a atual administração municipio
Total de votos: 722


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com