20/10/2017 06:34:12 Educação

Prouni vai atender professor já formado que busca segunda licenciatura




G1 – O Ministério da Educação (MEC) vai permitir que professores que já tenham concluído o ensino superior sejam beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para fazer novos cursos de graduação em licenciatura. A principal concessão do governo é que eles serão liberados do critério de renda exigido pelo programa.

Antes, a bolsa do Prouni era destinada somente para candidatos que ainda não tinham formação universitária e possuíam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores anunciada nesta quarta-feira (18).

O objetivo do governo é tentar diminuir o índice de bolsas que não são preenchidas. Segundo a secretária do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, 36% das vagas de licenciatura do Prouni estão ociosas.

 

"Isso acontece por causa dos critérios de renda de admissibilidade. Para induzir a formação de docentes vamos ampliar os benefícios para os professores graduados para preencher estas vagas ociosas."

Maria Helena lembrou que pesquisas indicam que a qualidade do professor é o fator que mais influencia na melhoria do aprendizado dos alunos, independente das desigualdades. "É a qualidade do professor que vai ajudar a melhorar a qualidade da educação." Ela apresentou dados do censo que apontam que dos 2,1 milhões de professores que atuam na educação básica, só 1,6 milhão possui formação superior.

Residência pedagógica

O MEC também afirmou que vai oferecer 80 mil vagas para o Programa de Residência Pedagógica em 2018, anunciado pelo ministro Mendonça Filho em pronunciamento em rede nacional no domingo (15).

A residência é uma reformulação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) já existente. Ele vai atender alunos de licenciatura a partir do terceiro ano de graduação. Eles farão estágios supervisionados em escolas de educação básica.

Ensino à distância

Também faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do governo federal a abertura de 250 mil vagas do programa Universidade Aberta do Brasil, que oferece ensino à distância. Segundo o MEC, 75% das vagas será oferecida para formação de professores.

 

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Ilustração
21/11/2017 12:52:03 Educação
Conferência de meio ambiente envolve mais de 70 mil escolas

O site oficial da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 17. A ferramenta traz as infor...



Ilustração
20/11/2017 17:16:03 Educação
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

EBC - Os estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 30 de novembro. Originalmente, o prazo terminava hoje (20) e foi estendido por mais 10 dias. De acordo com o Ministério da Educação, esta é a ...



Ilusração
20/11/2017 08:48:40 Educação
Governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina, diz MEC

G1 – O governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina pelos próximos cinco anos, por meio de uma moratória, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). O decreto já foi elaborado pelo MEC, mas ainda precisa se...



Ilustração
19/11/2017 10:58:12 Educação
Exame de competências do ensino fundamental e médio é realizado este domingo

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado hoje (19) em 564 municípios. A prova tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Mais de 1,5 milhão de pessoas far...



21/11/2017
Visitas: 67106248
Visitas De Hoje: 14565


ENQUETE

De 0 a 5 que nota você dá a atual administração municipio
Total de votos: 520


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com