28/03/2024 12:08:04

Especiais
27/02/2017 13:25:19

Seppir e Palmares discutem politicas publicas voltadas a Serra da Barriga


Seppir e Palmares discutem politicas publicas voltadas a Serra da Barriga
Portal da Serra da Barriga

No dia 20/02 (segunda-feira), na sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, reuniram-se representantes desta Entidade e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos. A reunião teve o escopo de possíveis parcerias para a realização de projetos voltados à Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares (AL). Nesse sítio histórico está situado o Quilombo dos Palmares – o maior refúgio de negros escravizados da América Latina -, e viveu seu maior líder, Zumbi dos Palmares.

 

Também foi mencionado pelo Secretário interino da SEPPIR, Sr. Juvenal Araújo, a importância de implementar as políticas previstas na Agenda Social Quilombola naquela região. Outrossim, a necessidade de uma força-tarefa para conseguir o apoio de outros entes do Governo Federal para a realização de ações afirmativas destinadas à comunidade do local.

 

Segundo o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, as parcerias firmadas são essenciais para o desenvolvimento, com destaque para a existência de um planejamento de ações e um acordo de cooperação técnica que envolve, entre outros aspectos, o incentivo ao turismo.

 

Tendo em vista apresentação do planejamento da Fundação Palmares para um alinhamento das agendas entre SEPPIR e FCP, uma parceria para que as agendas conjuntas atendam as pautas e interesses em comum.

 

A Serra da Barriga fica a cerca de 9km do município de União dos Palmares, situado a 80 km de Maceió (AL). Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1985, a região faz parte do Planalto Meridional da Borborema, ocupando uma área verde de aproximadamente 27,97km².

 

Em 2007, o Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Cultura Palmares, implantou o Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, local este dedicado à cultura negra do país. <> Blog J. Marcelo Fotos //4

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News