20/04/2024 13:07:00

São José da Laje
30/09/2016 15:40:37

Como São José da Laje se tornou a campeã de denúncais de crimes eleitorais em 2016 em AL


Como São José da Laje se tornou a campeã de denúncais de crimes eleitorais em 2016 em AL
Analista faz conclusões sobre as denuncias

Melhor Notícia //

 

A ampla divulgação do aplicativo Pardal, lançado no dia 18 de agosto, através de entrevistas em emissoras de rádio e, também, diretamente junto aos representantes das coligações, pode ter sido um dos fatores que fizeram com que a pequena cidade de São José da Laje (102 km de Maceió) se mantivesse, durante toda a campanha eleitoral, como a recordista de denúncias em todo o Estado.

 

 Esta, pelo menos, é a opinião do analista judiciário, Rodrigo Costa, que também reconhece a discrepância entre o número de denúncias do município e as demais cidades de Alagoas. 

 

Aliado à grande divulgação, ele acrescenta o excessivo número de denúncias repetidas de propaganda irregular.

 

Localizada na microrregião da serra dos quilombos, São José da Laje tem uma área de 273,8, uma população de 24.140 moradores - e quase 16 mil eleitores. É a 36ª cidade do Estado. 

 

Até ontem, 29, chegou a 159 o número de denúncias recebidas no Cartório Eleitoral da cidade, através do aplicativo. A segunda cidade em número de denúncias é Maragogi, no Litoral Norte, com 66, seguida por Junqueiro, com 57. Municípios maiores, como Maceió e Arapiraca, registraram 50 e 46 denúncias, respectivamente.

 

Rodrigo Costa destaca o grande benefício trazido pelo Pardal, principalmente para favorecer aos que pretendem efetuar a denúncia, no horário do intervalo dos cartórios eleitorais. O aplicativo está disponível na internet durante 24 horas.

 

A única observação que ele faz, a título de crítica construtiva, seria para que fosse permitido apenas um processo para aquelas denúncias cujas fotos ou panfletos sejam repetidos, pela mesma ou mais de uma pessoa. 

 

“Nas denúncias, observamos uma repetição das fotos, cada uma delas originando um número adicional de denúncias”, analisa, relevando, no entanto, que este é o primeiro ano que o aplicativo está sendo utilizado pela Justiça Eleitoral brasileira.

 

Para melhor orientar a quem deseja fazer a denúncia, Costa explica que as fotos devem ter boa qualidade e que a imagem, efetivamente, comprove algum tipo de irregularidade.

 

Além do Pardal, existem outros meios de denunciar irregularidades junto ao Tribunal Regional Eleitoral, explica o analista. “Denúncias podem ser feitas através do link denúncia online, no site do TRE, ou através de representações, essas ingressadas por parte das coligações. Até agora, nenhuma denúncia foi registrada através do site. Já outras 30 deram entrada como representações e estão sendo analisadas". 

 

COMO FUNCIONA

 

As denúncias oferecidas através do Pardal são analisadas previamente, para verificar se realmente têm fundamento, antes de seguir para o juiz eleitoral que, caso julgue procedente, as encaminha para o Ministério Público Eleitoral.

 

Segundo Rodrigo Costa, a ampla maioria das denúncias se refere à propaganda eleitoral, o que, caso confirmada, não resulta em cassação do registro ou perda de mandato pelo candidato. A penalidade se restringe à aplicação de uma multa. Crimes como compra de votos e aliciamento de eleitor podem cassar o registro ou o mandato eletivo.

 

A 16ª Zona Eleitoral é responsável, também, pelo município de Ibateguara, a 22 km de São José da Laje.  Dos 125 registros de denúncias pelo Pardal, apenas oito se referem ao outro município. 

 

“Temos conseguido arquivar cerca de 30 denúncias por dia, mas elas acabam voltando a engrossar a estatística, já que não param de acontecer”, explica. 

 

Ele acredita que, mesmo que em menor número, as denúncias deverão continuar sendo efetuadas e analisadas, após as eleições.

 

O aplicativo Pardal foi lançado no dia 18 de agosto, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, em Brasília, e permite que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas tanto por candidatos como por partidos, durante as campanhas eleitorais.

 

Em todo o Estado, até a noite desta quinta-feira o número de denúncias chegou a 1191.

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News