28/03/2024 12:37:17

Alagoas
30/09/2016 15:21:43

TRE constata que até mortos estão fazendo doações para campanhas de políticos em AL


TRE constata que até mortos estão fazendo doações para campanhas de políticos em AL
TRE em Maceió

Melhor Notícia //

Um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) constatou um número exorbitante de irregularidades referentes às doações feitas para as campanhas dos políticos locais.

 

Conforme os dados leantados pela Justiça Eleitoral foram detetadas irregularidades em 3.326 doações efetuadas por pessoas físicas durante o processo eletivo.

 

As doações, ainda segundo o levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitorais, foram destinadas a 1.019 candidatos e/ou partidos políticos.

 

As irregularidades foram detetadas em todos os sistemas conveniados de monitoramento, incluindo aí o sistema de prestação de contas da Justiça Eleitoral.

 

Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que mais de R$ 16 milhões foram doados por beneficiários apenas do programa Bolsa Família.

 

O trabalho inédito é resultado do cruzamento de dados proporcionado pela parceria firmada entre o TSE e diversos órgãos públicos para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e coibir crimes eleitorais no período de campanha. Em Alagoas, há 90 fornecedores com sócios ou representantes e seus familiares recebedores do Bolsa Família, indicando indícios de falta de capacidade operacional, 782 doadores inscritos como beneficiários em programas sociais do governo, 601 doadores com renda conhecida incompatível com o valor doado e 744 doadores sem vínculo empregatício conhecido nos 60 dias anteriores à data de doação.

 

Os demais números dizem respeito aos doadores de campanha registrados no Sistema de Controle de óbitos (4), caracterizando indícios de lavagem de dinheiro; sem registros ativo na Junta Comercial ou na Secretaria de Receita Federal (263); fornecedor com relações de parentesco com candidatos ou seus vices (100); doador sócio ou dirigente de empresa que recebeu recursos da administração pública (197) e concentração de doadores em uma mesma empresa a determinado candidato (263), o que revelaria indício de doação empresarial.

 

De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, tudo indica que pode haver fraude. "Ou essa pessoa não deveria estar recebendo Bolsa Família ou está ocorrendo o que chamamos de 'caça CPF', ou seja, a manipulação do CPF de alguém que está inocente nesta relação, e tudo isso será investigado".

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, ressalta que as análises das contas, anteriormente, só eram feitas tempos depois da eleição. "Agora, a Justiça Eleitoral está trocando informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e Receita Federal, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário", explicou.

 

Costa Filho destacou ainda que a Justiça Eleitoral, com as novas regras para a prestação de contas, está em condição muito mais confortável para exercer seu papel fiscalizador das contas dos partidos e candidatos.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News