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Os bancários rejeitaram
nova proposta salarial dos bancos e seguem em greve, que nesta quinta (29)
entrará no seu 24º dia.
A Fenaban
(braço sindical da Febraban, que representa os bancos) manteve a proposta de
reajuste de 7%, mas aumentou o abono para R$ 3.500 ante os R$ 3.300 oferecidos
anteriormente.
A oferta era
por acordo para 2016 e também para 2017. No ano que vem, bancários receberiam a
inflação mais um aumento real de 0,5%, pela proposta dos bancos.
Os bancários
consideraram a proposta insuficiente. Desde o começo da campanha salarial,
pedem reajuste salarial de inflação (9,62%) mais aumento real de 5%.
No ano
passado, a greve durou 21 dias e garantiu aumento real de 0,11% aos bancários.
O QUE OS BANCÁRIOS
PEDEM
>
reajuste - 5% mais a inflação de 9,62%
>
benefícios - R$ 880 em vales-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche
> piso -
R$ 3.940,24 (equivalente ao salário mínimo do Dieese)
O QUE OS
BANCOS OFERECEM
>
reajuste - 7% sobre salário e benefícios
> abono -
R$ 3.500
> piso -
R$ 2.856,31
BANCOS
DURANTE A GREVE
1 - Pagar
contas
O cliente do
banco pode utilizar internet banking e aplicativos para celular do banco para
efetuar o pagamento. Para isso, confira se as senhas os aplicativos estão
funcionando e vá a agências ainda não paralisadas para atualizá-las. Os caixas
eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas, Correios e
até alguns supermercados também recebem pagamentos de contasEm caso de
dificuldade, o cliente pode entrar em contato com a empresa e pedir
alternativas para realizar o pagamento. É importante registrar o pedido,
enviando por e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento. Caso o
fornecedor não dê opções para pagar a conta, o consumidor deve usar esses
documentos para reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
2 -
Transferências de dinheiro
É possível
fazer por internet banking, celular, caixa eletrônico e atendimento por
telefone.
Atenção: os
valores das transferências podem ser limitados por esses canais, dependendo do
seu perfil de renda e padrão de gastos. Se existe a previsão de uma
transferência nos próximos dias, procure uma agência que ainda esteja
funcionando
3 -
Investimentos e resgates
Também podem
ser feitos por internet, aplicativo, caixa eletrônico e central de atendimento
por telefone. Seja qual for o canal de atendimento, lembre-se de pesquisar o
rendimento oferecido e as taxas cobradas para aplicar ou resgatar o dinheiro
aplicado
4 -
Empréstimos e financiamentos
Os bancos
também oferecem crédito pessoal em condições pré-aprovadas nas plataformas de
atendimento eletrônico. Lembre-se, no entanto, que as taxas nessas modalidades
costumam ser altas e devem ser usadas apenas em emergências.
Para quem
precisa renegociar dívidas, os grandes bancos oferecem plataformas de
renegociação sem atendimento ou então permitem o envio de propostas pela
internet.
A
documentação para financiamento imobiliário é entregue na agência. Esse tipo de
crédito tende a ficar suspenso durante a greve. Com informações da Folhapress.