26/04/2024 00:04:39

Justiça
29/09/2016 07:59:40

Operação Taturana: desembargador não devolve processo e julgamento é adiado


Operação Taturana: desembargador não devolve processo e julgamento é adiado
TJ Alagoas

O desembargador Fernando Tourinho, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), informou, no início da tarde desta quarta-feira (28), precisar de mais tempo para concluir sua análise do processo que versa sobre a Operação Taturana, que investigou esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas, com deputados estaduais que contraíram empréstimos fraudulentos tendo sido indiciados pela Polícia Federal.

 

O julgamento dos réus - entre os quais se incluem os ex-deputados estaduais e candidatos a prefeito de Maceió Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), e Cícero Almeida (PMDB) - estava previsto para ser retomado nesta quinta-feira (29), na Câmara Cível do TJ, mas só deve acontecer após as eleições do próximo domingo. 

 

Na semana passada, após o relator do processo, desembargador Domingos Neto, votar pela manutenção das condenações dos acusados, Fernando Tourinho pediu vistas e o julgamento teve de ser suspenso.

 

O pedido, inclusive, era vista como definidor do processo eleitoral em Maceió, às vésperas do pleito municipal, já que o processo envolve dois candidatos na disputa majoritária. Conforme a investigação da PF, o esquema causou um desfalque de cerca de R$ 300 milhões nos cofres públicos. 

 

Contudo, o recurso apresentado pela defesa dos acusados e alvo de análise na Câmara Cível pretende reverter a condenação de 1º grau no processo da Operação Taturana, já que foram condenados à perda dos direitos políticos por dez anos, com pagamento de multa civil no mesmo valor dos empréstimos. 

 

Por meio de sua assessoria de imprensa, o desembargador esclareceu que não foi possível levar o processo a julgamento nesta quinta-feira "diante da complexidade da matéria, que tem quase 14 mil páginas". Ainda segundo a assessoria, o desembargador informará a nova data para julgamento até a próxima sexta-feira (30). 

 

Com isso, o julgamento só poderá acontecer a partir da próxima quinta-feira (6), o que poderá influenciar ma disputa em provável segundo turno. Isso porque, mantida a condenação, Cícero Almeida - que é apontado pelas pesquisas como o segundo colocado nas intenções de voto -, pode ter a candidatura impugnada.

 

Em recente entrevista à Gazetaweb, Cícero e Paulão disseram ''estar tranquilos com o julgamento", certos de que provarão suas inocências. 

 

A Taturana

 

A Operação Taturana, deflagrada ainda em 2007, descobriu um rombo milionário nos cofres da Assembleia Legislativa, cujos recursos teriam sido utilizados para quitar empréstimos feitos junto ao Banco Rural. Os réus foram condenados ao pagamento de multa civil, além das sanções políticas e financeiras. Também acabaram impedidos de exercer mandato eletivo ou assumir cargo ou função pública.

 

Foram condenados Celso Luiz Brandão, José Júnior de Melo, Manoel Gomes de Barros Filho, Cícero Amélio da Silva, Edwilson Fábio de Melo Barros, Fernando Juliano Gaia Duarte, Marcos Antônio Ferreira Nunes, Antônio Aroldo Cavalcante Loureiro, Cícero Ferro, Arthur Lira, Paulo Fernando dos Santos (Paulão), Maria José Pereira Viana, João Beltrão Siqueira, José Adalberto Cavalcante Silva e Cícero Almeida. À época, todos exerciam mandato eletivo na Assembleia Legislativa de Alagoas.

 

Conforme a decisão, os ex-deputados Celso Luiz e Cícero Ferro foram condenados por terem assinado os cheques. Celso - que presidia o Poder Legislativo - ainda teve os direitos políticos suspensos por nove anos; Ferro, por cinco; e José Júnior de Melo, Manoel Gomes de Barros Filho, Cícero Amélio da Silva, Edwilson Fábio de Melo Barros, Fernando Juliano Gaia Duarte, Marcos Antônio Ferreira Nunes, e Antônio Aroldo Cavalcante Loureiro, por oito anos.

 

Já os réus Arthur Lira, Paulo Fernando dos Santos, Maria José Pereira Viana, João Beltrão Siqueira, José Adalberto Cavalcante Silva e Cícero Almeida - de acordo com a decisão de 1º grau - perderiam os direitos políticos por dez anos, além de serem obrigados ao pagamento de multa civil. 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News