18/04/2024 22:30:49

Pinião
24/03/2016 17:17:45

OAB e o golpe


OAB e o golpe
Dr. Omar Leite ex-presidente da OAB-Al

No último dia 18, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil deliberou, por 26 a 2, apoiar o processo de impeachmentcontra a presidente Dilma Rouseff, alicerçado nos atos de improbidade por ela praticados, já em seu segundo mandato, uma vez que os crimes colacionados em seu governo anterior não serviriam para materializar o suporte fáctico do impeachment, no linguajar dos juristas Pontes de Miranda e Marcos Bernardes de Mello.

 

Na verdade, a OAB precisava externar sua posição há muito tempo. O “desaparecimento” da Ordem nos últimos três anos deixou a sociedade brasileira na condição de órfã de sua maior representante. Aqui não cabe falar sobre esse obscurantismo temporário, muito menos sobre esses dois votos destoantes, mas sobre seu ressurgimento forte e altaneiro.

 

Apesar do clamor social, fruto não de pregação ideológica, mas da indignação de pessoas ordeiras e trabalhadoras que já não suportam mais o mar de lama no qual a política nacional afunda, há uma parteda sociedade que, por motivos ideológicos, políticos e pessoais, insiste em tentar sistematicamente desviar o foco da podridão desse conluio criminoso entre políticos e empresários, buscando justificar o injustificável e, de forma repetitiva e inconsistente, afirmar que o processo constitucional de impeachment, alicerçado no melhor direito pátrio, seria um “golpe”.

 

Esta semana, dia 22, vi com surpresa a criação de um grupo denominado “juristas contra o impeachment”, formado por advogados, promotores, defensores públicos e magistrados, irem dar apoio à presidente da República. Confesso-lhes que fiquei abismado com a desfaçatez do discurso apregoado por esse grupelho, comargumentos inconsistentes, lastreados na falsidade de fatos e juridicidade. Sabem a tal vergonha alheia? Foi o que senti, verdadeiramente.

 

Nessa mesma toada, os defensores desse governo corroído pela falta de ética e pela corrupção, que tanto cantaram e decantaram a nossa Ordem dos Advogados do Brasil como guardiã dos perseguidos pelo regime militar, da luta contra a ditadura, da abertura democrática, da luta pela Anistia, das Diretas Já, da primazia do processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, hoje a atacam chamando-a de golpista.

 

Por mais que se queira desvirtuar fatos e mudar a história, ela persiste em sua verdade e inteireza. Durante estes muitos anos de governo “luladilmista”, tenta-se desvirtuar a história com a versão dourada de que a luta “democrática” de parte desses “líderes”, em sua maioria condenados por corrupção, era para instalar uma democracia no Brasil, quando todos estão cansados de saber que a intenção era a de transformação do País numa republiqueta comunista.

 

Na verdade, aquela OAB que deu apoio ao governo revolucionário encabeçado pelo General Castelo Branco, que assumiu a presidência de forma temporária e pretendia restaurar a normalidade democrática rapidamente, acompanhou o sentimento da maioria esmagadora do povo brasileiro à época. E assim também ocorreu no caso do ex-presidente Collor. A OAB sempre esteve ao lado da sociedade brasileira e se voltou contra o governo ditatorial que se instaurou depois, vindo a sofrer perseguições por sua firmeza de propósitos em defesa da liberdade e da democracia.

 

Liberdade e democracia que estão sob risco, por conta desses criminosos que estão hoje no poder e dele não aceitam sair de modo algum, nem que pra isso tenham que recorrer a ações ilegais de toda     ordem. O que deram com uma mão aos mais carentes, para mais fácil controlá-los, estão tirando com a outra e, o que é pior, espalhando mentiras e fazendo crescer um sentimento de intransigência, que ameaça a paz e o espírito de bom convívio entre os brasileiros.

 

É lamentável ver essa turma patética de ex-guerrilheiros experimentados, querendo posar de vítima de um “golpe”. Logo eles, que pediram em alto e bom som a saída antecipada de todos os presidentes imediatamente anteriores ao senhor Lula, e que andam abraçados a ditadores mundo afora, gente que não respeita direitos humanos, persegue jornalistas e manda prender e matar quem deles discorda.

 

Brasileiros e brasileiras (como dizia um presidente que também não deixou saudades), vamos nos manter unidos para resgatar o Brasil e livrá-lo dos corruptos que estão no poder e dos que a ele  querem chegar, porque o Brasil não pode continuar sendo conduzido pelasmãos dessa minoria desonesta.

 

Omar Coêlho de Mello



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News