24/04/2024 22:18:53

17/07/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

O jornalista e escritor Audálio Dantas, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), é o responsável pela conferência de abertura do 18º Congresso Estadual dos Jornalistas, que começa nesta sexta-feira (18) à noite, no auditório do Sebrae, em Arapiraca. Ele vai falar sobre os 200 Anos da Imprensa no Brasil e 100 anos da ABI.

Alagoano, Audálio iniciou a carreira de repórter em 1954. Passou pelas redações de revistas como O Cruzeiro, Quatro Rodas, Realidade e Veja. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo quando o jornalista Wladimir Herzog foi assassinado pela ditadura, e, por sua luta e combatividade, chegou à presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj e foi deputado-federal por São Paulo de 1979 a 1982.

Também na noite de abertura do congresso, o jornalista Valmir Calheiros vai expor sobre a evolução da imprensa em Alagoas.

Também estarão no evento o diretor da Fenaj, José Carlos Torves, e a presidente da Comissão Nacional de Ética da Federação, Carmem Lúcia Pereira. O congresso prossegue até o dia 20, debatendo outros temas como Mercado de trabalho, formação profissional e o novo código de ética dos jornalistas.

Acompanhando o clamor das redações e das ruas, num momento em que a população e várias instituições se insurgem contra a prática secular da corrupção e da criminalidade, o Sindicato dos Jornalistas está incluindo no evento uma mesa redonda sobre o assunto, que irá debater, entre outros aspectos, o papel da imprensa no combate à corrupção.

O debate será às 10 horas do dia 19, com a participação do superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, do procurador Geral de Justiça, Coaracy Fonseca, do presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB, Paulo Henrique Breda, e do coordenador editorial do jornal Gazeta de Alagoas, Ênio Lins.

“Será um momento importante, onde se pretende fazer uma avaliação e apontar as perspectivas do trabalho da polícia, Ministério Público, Justiça, profissionais da imprensa e veículos de comunicação”, disse a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes. Segundo ela, os jornalistas vêm atuando para denunciar os crimes e cobrar a punição dos responsáveis não apenas como profissionais, dentro das redações, mas participando das mobilizações e manifestando a indignação da categoria.

No debate sobre formação profissional, um dos principais assuntos será o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da exigência do diploma para a profissão de jornalista, que acontecerá no próximo mês. O Sindjornal, que convidou representantes dos cursos de jornalismo da Ufal e do Cesmac para o debate, pretende criar durante o Congresso um Comitê Estadual em Defesa do Diploma e da Regulamentação Profissional, que irá se somar a outros comitês estaduais e ao Comitê da Federação Nacional dos Jornalistas.

Com o recurso extraordinário do MPF que questiona a regulamentação profissional dos jornalistas na pauta do STF, a FENAJ e os Sindicatos da categoria preparam ampla campanha para sensibilizar os ministros e consolidar a exigência do diploma em Jornalismo como condição para o exercício da profissão e garantia do direito da sociedade à informação com qualidade.

O Congresso é uma realização do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, com patrocínio da Prefeitura de Arapiraca e apoio de várias instituições como Sebrae, Cesmac, Transpal, IZP, Secretaria de Planejamento, Algas, GBarbosa, Secretaria de Saúde, Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, Grupo Coringa, Unicompra e Plug Internet.

Fonte: Sindjornal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News