24/04/2024 13:00:54

24/06/2008 00:00:00

Polícia


Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já soma 38 prisões e 80 autuações aplicadas em motoristas em roovias de nove Estados brasileiros, desde que entrou em vigor - a três dias - a lei 11.705, que impõe punições mais duras a quem dirigir após consumir bebida alcoólica.

Conforme a lei, sancionada no dia 19 pelo presidente da república, quem for flagrado com 6 decigramas de álcool por litro de sangue - equivalente a uma lata de cerveja - responderá criminalmente e está sujito à pena de seis meses a três anos de prisão, com direito à fiança. Também está passível de punições administrativas (infração gravíssima) qualquer pessoa flagrada com mais de 2 decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,1 mg por litro de ar expelido no bafômetro. Isso representa o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica - podendo variar segundo a altura e o peso da pessoa.

Antes da sanção da lei 11.705, só poderia ser preso quem fosse flagrado embriagado e se envolvesse em acidente ou dirigisse perigosamente. Agora, quem for flagrado em blitze das polícias rodoviária ou militar, com presença de álcool no sangue acima dos valores estabelecidos em lei, também pode ser preso

De acordo com os balanços divulgados, só em São Paulo sete pessoas foram presas nos últimos três dias. Também ocorreram prisões nas estradas federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Goiás e Ceará, entre sexta-feira e domingo. Quem se recusou a fazer o teste do bafômetro foi auuado e punido com multa de R$ 955 e suspensão da carta por 12 meses.

Fonte: Agência Estado



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News