25/04/2024 21:35:39

19/06/2008 00:00:00

Polícia


Polícia

Pelo menos 14 pessoas foram presas em Caxias (MA), nesta quinta-feira (19), por suspeita de envolvimento em fraudes no INSS. A Polícia Federal  informa que a quadrilha era chefiada por um servidor da Previdência.

Outros 14 aliciadores faziam parte do esquema. Uma pessoa ainda está sendo procurada. No total, os agentes devem cumprir, na Operação Balaiada , 15 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão.

Segundo as investigações, que começaram em abril de 2007, os criminosos obtinham irregularmente benefícios como pensão, aposentadoria por idade e salário-maternidade.

A polícia diz que os envolvidos visitavam velórios de aposentados e pediam às famílias os cartões dos benefícios. Eles prometiam transformar a aposentadoria em pensão e continuavam sacando dinheiro e fazendo empréstimos consignados no nome dos falecidos.

Além de receber benefícios de pessoas mortas, os integrantes do grupo criminoso também vendiam cartões de benefícios do INSS e falsificavam dados cadastrais, como idade, número do CPF e sexo. Entre as irregularidades apontadas pela PF está o cadastro de homens que se passavam por mulheres para receberem salário-maternidade.

Cento e trinta policiais do Maranhão , do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte participam da ação, além de funcionários do Ministério da Previdência Social.

com G1

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News