28/03/2024 19:04:59

17/06/2008 00:00:00

Polícia


Polícia

Antonio Aragão

 

 

A polícia civil de União dos Palmares através dos delegados Cícero Lima e Tarcizo Vitorino liberou na manhã desta terça feira (17) a conclusão da primeira parte das investigações que apuram o assalto ao empresário José Clemente Vieira, irmão de deputado George Clemente e proprietário da distribuidora de bebidas CLEDISBEL situada na BR-104 na periferia de União dos Palmares.

 

A cronologia do crime

 

Eram exatamente 12,32 horas de ontem (16), quando o empresário José Clemente em companhia de seu motorista e dois funcionários de sua empresa (uma delas mulher) se dirigiam as sua residências no centro da cidade, quando no inicio da Rua Juvenal Mendonça, um dos principais acessos a União dos Palmares via BR-104, dois elementos emparelharam a motocicleta Honda Bross de cor vermelha placa MUH-4949-União dos Palmares-Alagoas no lado do passageiro da Pajero Full preta placas MUU-4468-União dos Palmares-Alagoas de propriedade de Clemente e mostraram um revolver para o empresário. Percebendo que se tratava de um assalto, o motorista do veiculo abordado em uma ação brusca colocou o carro contra a moto, derrubando-a, tendo neste momento, um dos ocupantes caído do pequeno veiculo enquanto o outro preso às ferragens foi arrastado por mais de cinqüenta metros.

 

O assaltante que havia caído disparou três tiros contra o veiculo, sendo que um deles atingiu o ombro direito do empresário. Notando seu patrão ferido, o motorista da Pajero se deslocou em alta velocidade até o Hospital Regional São Vicente de Paulo, onde José Clemente recebeu os primeiros socorros e imediatamente foi conduzido a Santa Casa de Misericórdia em Maceió para ser submetido a uma cirurgia, que terminou por volta das 19,00 horas, quando Clemente da Brahma como é conhecido recebeu alta.

 

Registro de Furto de Veiculo

 

Segundo a polícia, pouco depois da tentativa de assalto, compareceu ao 2º BPM o comerciante José Arnildo Ferreira, casado, 34 anos, residente em União, que disse que por volta das 8,30 horas da manhã seu carro, um Fiat Uno placas KKG-2118-Garanhuns-Pernambuco havia sido roubado, e queria registrar a queixa. Como a moto utilizada pelos dois marginais havia sido abandonada a poucos metros da tentativa de assalto e já estava nas dependências do Batalhão Militar, o coronel Claudivan Albuquerque determinou uma busca na região, o mesmo fazendo o Delegado Cícero Lima que determinou ao agente Herman Nogueira Hasten Reiter que fosse ao local apanhar os dados iniciais.

 

No local da tentativa, testemunhas disseram os dois assaltantes correram em direção a um carro Fiat Uno que dava cobertura a ambos. Alertados pelos policiais de União, diversas barreiras policiais em atenção em todo o estado. Os ladrões ao pressentiram a presença de um destes bloqueios, abandonaram o veiculo nas proximidades do Posto Flexa, no município de Messias a 45 quilômetros de União dos Palmares, de onde tomaram destino ignorado, estando agora sendo caçados.

 

 

A primeira suspeita

 

Arnildo foi então encaminhado a Delegacia Regional onde ficou detido para averiguações enquanto Geovane foi preso em sua residência. Durante toda a tarde e inicio da noite, as investigações e os interrogatórios prosseguiram.

 

A confissão de Arnildo (foto um)

 

Ao ser interrogado novamente na manhã de hoje, Arnildo que foi mantido na delegacia em local separado de Geovane, resolveu confessar sua participação indireta no ato criminoso, após ser alertado que havia caído em várias contradições.

 

Abordado pela reportagem, Arnildo disse que “há cerca de três semanas, fui assaltado em R$ 2.600,00 quando me dirigia ao banco em União, por três elementos, que armados de revolver me tomaram a quantia, fato este que está registrado aqui na Delegacia, porém, fiquei surpreso quando na semana passada, os mesmo três elementos, cujos nomes corretos não sei, mas que se tratavam como “Mago”, “Jaelson” e “Sangue Bom” me abordaram na rua e ordenaram para que eu arrumasse uma moto e meu carro que eles iriam assaltar a Brahma, e disseram ainda mais que se eu não fizesses, eles matariam minha família. Como fiquei com medo, resolvi atende-los, e hoje estou aqui, nestas condições, porém, juro, sou inocente, pois sou amigo de “seu Clemente” e jamais pensei em fazer mal a ele, inclusive deixei a empresa dele com um débito de sete mil e quinhentos reais e ele nunca me cobrou. Nada tenho a ver com isso, e temo por minha família”.

 

Geovane: estou aqui de “Gaiato” (foto 2)

 

O outro acusado de ser o segundo mentor do assalto, Geovane Ferreira da Silva, 22 anos, operador industrial, residente na Rua Luiz Gomes de Freitas na periferia de União, preso instantes após o delito quando sua moto ser identificada, disse à reportagem que “como estou desempregado, vendia bebidas fiado para o Arnildo, e domingo ele me pediu a moto emprestada para cobrar uns cheques. Na segunda de manhã, ele apanhou a moto, e só soube do que aconteceu quando fui preso, mas nada tenho a ver com o assalto, e nada mais tenho a declarar”, finalizou.

 

 

A versão da policia

 

O Dr. Tarcizo Vitorino (foto 3) que vai presidir o inquérito, afirma que, pelas contradições de Arnildo, submetido a intenso interrogatório, e pelo fato de Geovane ter diversas entradas na Delegacia, duas delas por furto e outra por porte ilegal de armas, não tem duvidas da participação dos dois no esquema para assaltar José Clemente, “tenho inclusive subsídios suficientes para pedir a preventiva dos dois, o que farei em seguida”.

 

Dr. Cícero Lima

 

O delegado Regional Cícero Lima que foi o autor das investigações preliminares disse que a prisão dos dois acusados pode abrir um leque grande de investigações, e que também pode proporcionar o desvendamento de outros crimes, mas que não tem certeza do envolvimento de Arnildo e Geovane nestes crimes, mas que eles “devem saber muita coisa”.

 

Da Editoria – As fotografias publicadas foram consentidas pelos dois suspeitos

 

 

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News