28/03/2024 08:53:08

16/05/2008 00:00:00

Municípios


Municípios

A Feira dos Municípios Alagoanos 2008 foi aberta na tarde de hoje, 15, no Centro de Cultura e de Exposições de Maceió com a apresentação da Banda do Exército Brasileiro e a perspectiva de bons negócios. A expectativa dos organizadores é que a feira movimente cerca de R$ 3 milhões diretamente para os artesãos envolvidos, o que significaria um incremento de 50% com relação a edição do ano passado.

A partir desta tarde e até o próximo domingo, 18 de maio, o público poderá conferir o melhor do artesanato e da gastronomia de mais de 60 municípios alagoanos, e assistir, ao vivo em alguns stands, o trabalho dos artesãos.

Artesanato ao vivo

Laudicéa Maria da Silva, do assentamento Itabaiana, de Maragogi, chamou a atenção do público enquanto trabalhava na confecção de uma espécie de filé feito com fibra de bananeira. No stand de União dos Palmares também despertou a curiosidade o trabalho das artesãs que confeccionavam objetos em argila. “Desde pequena vivo disso”, contou uma delas, Marinalva Bezerra, de 67 anos.

Nos stands espalhados pelo pavilhão, um desfile de beleza e sabor: Traipu, Poço das Trincheiras, Japaratinga, Feliz Deserto, Santana do Ipanema, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Coruripe, Piranhas – com direito a um Lampião para recepcionar os visitantes – Capela, entre outros.

Uma de nossas paradas foi no stand de Palmeira dos Índios, para conferir as originais esculturas em ferro reciclável de Roberto Neves. “Através do ferro os artistas expressam nosso dia-a-dia. Nas esculturas do guerreiro, do frevo e do lenhador, é retratada a vida do homem do campo, do homem do Nordeste”, destacou Wagner Marcelo, secretário de Cultura de Palmeira.

Superação

Jarbas Omena, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), um dos órgãos responsáveis pelo evento, disse que a feira deste ano já começa em clima de superação. “Com relação a edição do ano passado, passamos de 58 para 65 municípios, de 96 para 138 expositores em geral. Trata-se de uma grande oportunidade de mostrar a cultura, as artes de Alagoas”, destacou.

A abertura da Feira dos Municípios 2008 contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador de Alagoas, José Wanderley, Jarbas Omena, o deputado estadual Sérgio Toledo, prefeitos e secretários estaduais e municipais.

com alagoas24horas // vanessa alencar

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News