20/04/2024 03:20:42

03/05/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

A passagem de um ciclone extratropical pelos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul deixou duas pessoas mortas em Porto Alegre (RS), além de um rastro de casas destelhadas, árvores derrubadas e famílias desabrigadas.

Segundo a Defesa Civil gaúcha, uma mulher foi encontrada morta por hipotermia dentro de casa, na região sul da capital, na manhã deste sábado. Na noite anterior, ainda de acordo com a Defesa Civil, ela havia se recusado a deixar o local, que estava alagado. Uma outra pessoa morreu eletrocutada.

As chuvas e os ventos fortes de até 100 km/h atingiram os dois Estados na noite de sexta-feira e na manhã de ontem. Segundo a Defesa Civil, no final da manhã o ciclone extratropical havia se deslocado para o oceano, mas havia a possibilidade de ele voltar para o continente devido a uma massa de ar polar que freava seu avanço.

No Rio Grande do Sul, há famílias desalojadas em Porto Alegre, em Guaíba (na região metropolitana da capital) e no litoral norte. Até o final da manhã de hoje, a Defesa Civil não havia contabilizado o total de desalojados.

Os danos causados pelo ciclone extratropical que passa pela região Sul do país neste fim de semana ainda deixavam cerca de 247 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul na noite deste sábado. Não há previsão para restabelecer o serviço.

De acordo com o governo de Santa Catarina, os principais problemas registrados no Estado foram a queda de outdoors, árvores, placas, muros e alagamentos nos municípios de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Tubarão.

O ciclone extratropical, que deveria ter provocado chuvas e ventos fortes durante todo o sábado, ficou estacionado com o seu centro no litoral Sul do estado, ocasionando mais problemas no Rio Grande do Sul.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para amanhã há previsão de vento e chuva no leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Na segunda-feira (5), a situação deve ser tranqüila, com chuvas isoladas, e queda de temperatura. Na terça-feira, deve haver a ocorrência de geada nas serras catarinense e gaúcha e no sul do Paraná.

com folha on line



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News