25/04/2024 02:13:17

07/03/2008 00:00:00

Interior


Interior

Integrantes da Tribo Xukuru-Kariri invadiram ontem, a Fazenda Buenos Aires, localizada entre os municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo.

Os indígenas ocuparam a propriedade durante a madrugada e de acordo com carta aberta divulgada à imprensa “lutam para que o Departamento de Assuntos Fundiários – DAF, órgão vinculado à Fundação Nacional do Índio – FUNAI, regularize a situação da tribo em caráter emergencial”.

Os índios exigem que seja cumprido o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e querem a demarcação de 13 km quadrados de área em Palmeira dos Ìndios.

Os líderes da tribo asseveram que pretendem permanecer na área “retomada pacificamente, na expectativa de ocuparem definitivamente a terra dos antepassados, resistindo, produzindo e transformando a terra em um lugar melhor para todos”.

De acordo com o cacique Chiquinho, as famílias lutam por mais terras. "Nós não temos terras e precisamos delas para trabalhar, cultivar plantas e criar nossos filhos", afirmou o cacique da comunidade Xucuru-Palmeira.

A fazenda Buenos Aires pertence ao fazendeiro Noé Simplício. Os índios afirmam ainda que a ocupação é pacífica e que esperam representantes da Funai, para resolver a situação. Além dessa fazenda, outras duas propriedades estão ocupadas em Palmeira dos Índios.

com tribuna do sertão



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News