Na próxima segunda-feira (10), às 11h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, será anunciado o prefeito vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2007 e os administradores públicos que se destacaram nos temas desburocratização, estímulo à formalização e compras governamentais.
Vinte e oito prefeituras em Alagoas concorrem à premiação. Os vencedores do prêmio e dos destaques temáticos irão participar da etapa regional do prêmio, que selecionará um representante à final nacional.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado em 2001 com o propósito de destacar iniciativas das administrações municipais que apóiam e dão sustentabilidade ao surgimento de novas micro e pequenas empresas ou criam condições para ampliar a capacidade de sobrevivência daquelas já estabelecidas. Em Alagoas está em sua 5ª edição.
O objetivo é estimular a criação de programas de desenvolvimento local, como arranjos produtivos e núcleos de artesanato, e ações de incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial, desoneração tributária, acesso ao crédito e promoção da cultura da cooperação; fomentando a criação de um ambiente favorável aos micro e pequenos negócios.
Para isso, são avaliados projetos específicos com foco no estímulo ao surgimento e desenvolvimentos de MPE, atendendo aos critérios: abrangência sistêmica, impacto na economia local, relação custo e benefício, continuidade e extensão, além de participação e governança local.
“Tanto o vencedor quanto os destaques temáticos apresentaram ações que atenderam aos critérios de seleção e que demonstram consonância e dinâmica sistêmica na busca por resultados positivos à sustentabilidade socioeconômica das MPE locais”, afirma Renata Fonseca, diretora técnica do Sebrae em Alagoas.
Para o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, resultados positivos caracterizam-se por abertura de novos empreendimentos, geração de emprego e renda e aumento da arrecadação municipal. “Com o Prêmio, queremos incentivar o gestor público a pensar no pequeno negócio, investindo em iniciativas que promovam a inclusão empresarial e o desenvolvimento da população de seu município, por meio de políticas públicas que valorizem a vocação empreendedora e as pequenas empresas”, destaca Vieira.
Ao todo, 88 prefeituras já participaram do prêmio que teve como vencedores os municípios de Cajueiro (2001 e 2002), Pilar (2003) e Barra de São Miguel (2005). Outras informações pelo 3216-1660.
Fonte: Assessoria