28/03/2024 16:10:48

Vestibular
01/11/2012 11:33:43

Maratona do Enem exige calma e descanso


Maratona do Enem exige calma e descanso
Ilustração

folha //

andressa tarafel e olivia florença

 

Cerca de 5,7 milhões de estudantes têm pela frente neste final de semana uma verdadeira maratona: o Enem 2012.

 

Ter de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio mexe com os nervos de muitos jovens. E não é para menos: obter uma boa nota na prova pode garantir vaga em universidades públicas e privadas de todo o país.

 

Para aguentar tanta pressão, a dica de especialistas é aproveitar hoje e amanhã para descansar o corpo e a mente. Dar uma volta no parque, ir ao cinema ou ao teatro são opções de atividades leves.

 

O importante é não fugir da rotina. Nada de comidas diferentes ou esportes que a pessoa não costuma praticar, orienta o psicólogo Fernando Elias José.

 

Aproveite a sexta para arrumar o material necessário: documento original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.

Também é bom visitar o local do exame, ver quanto tempo gasta de casa até lá. Chegar no local da prova correndo é desvantagem, lembra Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo Vestibulares.

 

Já estudar de última hora não é recomendável. Mas se de repente bater aquela dúvida sobre um assunto é melhor buscar a resposta do que ficar com aquilo martelando na cabeça. Isso só vai tirar a concentração na hora da prova, afirma Vera Lucia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo.


 

VÁ COM CALMA

 

Conhecido por ser uma prova extensa e que exige muita interpretação, o Enem costuma deixar os estudantes bem cansados ao final de cada dia. É uma prova de resistência, resume Edmilson Mota, coordenador do Etapa.

 

Para minimizar o esforço, Vera Lucia diz que é importante ler tudo com calma, para não ter de voltar atrás.

 

A primeira coisa a fazer é assinar o cartão-resposta e marcar a cor da prova nele. No final, o aluno pode estar com pressa e esquecer disso.

 

Segundo Mota, as questões tendem a vir em ordem de dificuldade, então não vale a pena pular perguntas.

 

Para o segundo dia, ele recomenda uma estratégia diferente: Comece fazendo um rascunho da redação. Depois que fizer um tempo razoável de testes, faltando uma hora e meia de prova, mais ou menos, pega e passa a limpo. Faz diferença olhar a redação em outro momento.

 

Nascimento, porém, diz que o melhor é começar pelas questões. Se você gostar do tema da redação, pode gastar muito tempo e sobrar pouco tempo para os testes.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News