24/04/2024 15:28:22

13/02/2008 00:00:00

Polícia


Polícia

Uma força-tarefa composta por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Polícia Federal e do Ministério Público Federal prendeu hoje 31 pessoas em Belém (PA), por fraudes na Previdência Social. Estão sendo investigados 517 benefícios concedidos a partir de 2003, mas há suspeitas de que a quadrilha tenha fraudado 17 mil benefícios. A estimativa inicial é de que o prejuízo seja de mais de R$ 10 milhões para os cofres da Previdência.

Segundo o Ministério da Previdência, entre os fraudadores, sete são servidores administrativos e dois são peritos médicos. Os outros 22 presos são intermediários, dos quais dois são falsos médicos. Um dos detidos é o chefe da Agência da Previdência Social de Mosqueiro, que estava funcionando na capital paraense.

De acordo com a Polícia Federal, foram expedidos 37 mandados de busca e apreensão e 31 de prisão, todos foram executados e cumpridos. A força-tarefa concluiu as investigações iniciadas pelo INSS em outubro de 2006.

O Ministério da Previdência informou que a quadrilha reunia pessoas interessadas em conseguir benefícios fraudulentos, como auxílio-doença, aposentadoria por tempo de contribuição, por idade ou invalidez, pensão por morte ao idoso e portador de deficiência. Isso era feito por meio de documentos falsos e da ajuda de servidores e médicos peritos integrantes do grupo.

Após confeccionarem a documentação falsa necessária para pedir o benefício, os interessados entravam com requerimento em uma das agências da Previdência Social onde trabalhava um membro da quadrilha. Lá, o servidor habilitava e concedia o benefício, ou o médico perito atestava a existência de doença ou invalidez.

Entre 2003 e 2008, já foram realizadas 145 operações pela força-tarefa do Ministério da Previdência. Foram presos 868 fraudadores, sendo 48 deles em 2008. Desse total, 30 são servidores do INSS.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News