29/03/2024 12:13:22

13/02/2008 00:00:00

Interior


Interior

Um funcionário da Caixa Econômica Federal reconheceu uma mulher, acusada de estelionato, a perseguiu e, por telefone celular, avisou ao Sétimo Batalhão da Polícia Militar, que assumiu a perseguição e prendeu a mulher.

O fato descrito acima ocorreu na manhã desta terça-feira, em Santana do Ipanema. A mulher, identificada como Luzia Soares da Silva, 33 anos, oferecia ajuda para os idosos que iam sacar o benefício do mês, carentes de auxílio para usar o equipamento informatizado. Luzia dizia que a máquina não tinha dinheiro, ou que a senha estava errada, enquanto trocava o cartão da vítima pelo de outra pessoa, que já tinha sido lesionada no passado, pela mesma quadrilha.

Depois que Luzia se retirava, a vítima percebia o golpe e, atordoada, não notava quando um rapaz, aliciado pela quadrilha, entrava no banco e sacava o dinheiro com o cartão furtado e a senha memorizada pela estelionatária.

Fuga

Durante a tentativa de fuga, Luzia tomou uma mototáxi e seguiu pela BR-316 em direção a Dois Riachos. O sargento Cavalcente, do 7º BPM, que comandou a perseguição, disse que "Quando a viatura se aproximou dela, nas imediações da Marinosa, ela jogou um cartão na cerca”.

O cartão encontrado amassado é da Previdência Social e pertencente a Adelmo Jorge, 67 anos, sua última vítima, de quem furtou R$ 280,00. Ainda foram encontrados com ela mais R$ 75,00, um cartão da Caixa de outra possível vítima e um telefone celular, que registrava os contatos telefônicos com os demais integrantes da quadrilha.

Luzia foi conduzida à 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde as investigações terão continuidade.

Ramificações

Os primeiros depoimentos de Luzia revelam que muitos outros participam do golpe. Demonstrando arrependimento, ela diz: “Só estou nessa por que me envolvi com amigos quando estava desamparada em Arapiraca”, desde então passou a servir à quadrilha que ficava com mais da metade do apurado criminoso.

Segundo pessoas que conhecem Luzia, ela é de uma família humilde de Minador do Negrão e não teria capacidade de articular esse tipo de golpe sozinha. O registro de movimentação das contas dos cartões encontrados de posse dela e das duas vítimas, que até agora identificaram Luzia, demonstram que a quadrilha ainda atuava em cidades como Delmiro Gouveia/AL, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios.

A polícia agora espera desbaratar a quadrilha, já que toda a atuação dela foi filmada, e a cada saque com os cartões furtados, são fotografados. A Polícia Federal foi contactada, pois já mantém a atuação dessa quadrilha sob investigação, mas nesse caso, ficará em observação do inquérito policial instaurado mediante flagrante delito pela Polícia Civil.

A polícia reforça o aviso aos clientes de banco, principalmente aos idosos, que não entreguem seu cartão nem forneçam suas senhas a estranhos.

com assessoria/7º BPM



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News