25/04/2024 17:41:39

06/12/2007 00:00:00

Alagoas


Alagoas

A Polícia Federal realiza hoje uma mega-operação em Alagoas. A Operação Taturana busca prender acusados de integrar uma organização criminosa, que atuava na Assembléia Legislativa. A PF informou que mais de R$ 200 milhões foram desviados pela quadrilha, em cinco anos.

Agora há pouco, o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, foi preso, em União dos Palmares. Ele saiu escoltado por homens da PF, que estavam na casa dele desde o início da manhã.

Desde as 5h30, mais de 370 homens da PF - de Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Ceará e Coti/PF - estão nas ruas, para cumprir 79 mandados de busca e apreensão e de prisão. Eles se concentraram em Garanhuns, Pernambuco, e depois seguiram para Alagoas.

Neste momento, homens da PF estão na sede da Assembléia Legislativa, que funciona na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá. O clima é tenso no local e os agentes impedem que a imprensa se aproxime do prédio.

Homens da PF também estão na casa de Cordeiro, Nelito Gomes de Barros, do ex-governador Ronaldo Lessa, e dos deputado Dudu Albuquerque, Antônio Albuquerque e Celso Luiz, além do ex-deputado Cícero Ferro. Agentes da PF devem recolher documentos e computadores. Há informações também que eles estão em União dos Palmares, onde estaria concentrada parte dos acusados.

Sobre prisões, a assessoria da PF informou que deputados só podem ser presos em flagrante e confirmou apenas que, além da prisão de Mano, pelo menos três prisões foram efetuadas e uma delas seria um prefeito. 

Operação

A Operação Taturana foi deflagrada hoje depois de uma investigação que durou um ano e seis meses. A Polícia Federal, a Receita Federal, o Banco Central, o Ministério Público Federal e a Coaf conseguiram identificar uma quadrilha que agia desviando dinheiro da ALE, através de contratação de funcionários fantasmas e laranjas e também de irregularidades cometidas na declaração do Imposto de Renda dos servidores.

Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram determinados por uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Taturana significa uma lagarta, que come folhas sem parar, uma analogia à atuação dos envolvidos nas fraudes.

com tudonahora.com.br

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News