29/03/2024 21:02:09

Municípios
17/03/2011 22:27:41

Incra anuncia retomada de lotes no assentamento Dom Helder em Murici


Incra anuncia retomada de lotes no assentamento Dom Helder em Murici
Murici assentamento D. Helder Câmara

Com ojornal-al // Fonte ascom incra-al

 

O resultado das vistorias do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no assentamento Dom Helder Câmara, no município de Murici, aponta para a possibilidade de retomada de mais de 20% dos 48 lotes.

 

Os indícios de irregularidade já foram levantados e os processos administrativos estão sendo abertos pela comissão de supervisão. No início de abril, serão realizadas vistorias em assentamentos do município de Branquinha, depois de concluído o trabalho em Santa Luzia do Riachão, em São Luis do Quitunde, e Nova Jerusalém, em Maragogi.

 

Os técnicos do Incra encerraram as visitas em Murici e iniciaram o trabalho de escritório esta semana. Os próximos passos, de acordo com o superintendente Estevão Oliveira, são a notificação dos ocupantes ilegais e a abertura de processo administrativo, com acompanhamento da Procuradoria Federal em Alagoas.

 

“Os casos que não resultarem em saída pacífica dos ocupantes serão encaminhados à Justiça Federal para reintegração de posse”, explicou Oliveira, ao informar que a varredura vai continuar e deverá chegar a todos os assentamentos do estado.

 

Outros técnicos já estão nos assentamentos Santa Luzia do Riachão, com 74 famílias, e Nova Jerusalém, com 60 famílias. De acordo com a Superintendência Regional do Incra, logo no início de abril as equipes vão se dirigir a Branquinha para realizar vistorias nos assentamentos Flor do Mundaú, que tem 99 famílias, e Santo Antônio da Boa Vista, com 84 famílias.

 

A vistoria do Incra levanta todos os tipos de problemas encontrados nos lotes, como ocupação ilegal através de compra, arrendamento, abandono do titular, óbitos não comunicados, separações judiciais não informadas, falta de produtividade e crimes ambientais. Segundo os técnicos, há casos passíveis de regularização, com a homologação do novo parceleiro na relação de beneficiários, caso ele preencha os requisitos exigidos na legislação. “A maioria, no entanto, deverá ser encaminhada para retomada administrativa ou judicial”, afirmou o superintendente.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News