18/04/2024 03:30:46

21/12/2010 22:29:42

Verão: Nordeste terá chuvas um pouco acima do normal


Verão: Nordeste terá chuvas um pouco acima do normal

Com alagoas24horas // Fonte oglobo

O verão começa no Brasil às 21h38m, (no horário de verão) desta terça-feira sob influência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do oceano Pacífico. Segundo os meteorologistas, por causa do fenômeno, a promessa é de chuvas acima do normal na região Norte do país e precipitações abaixo da média entre janeiro, fevereiro e março no Sul do país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na região Nordeste, as chuvas devem ficar dentro ou um pouco acima do normal. No Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, elas ficarão dentro da normal climatológica.

Além disso, haverá grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas no decorrer deste primeiro trimestre, principalmente nos estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

- Numa localidade pode ter chuva em excesso e em outra, pouca. Isso é normal nessa época do ano, no verão. Nessa época tem as famosas pancadas de chuva, porque tem calor e umidade - disse a meteorologista do CPTEC/INPE Ester Regina Ito.

Isso vai acontecer, por exemplo, em São Paulo.

- Em São Paulo, vamos ter uma maior alternância entre períodos secos e chuvoso numa mesma semana - por exemplo - disse o meteorologista Marcelo Scheneider, do Inmet.

Segundo o INPE, o fenômeno meteorológico La Niña continuará agindo em todo o primeiro trimestre de 2011.

De acordo com o INPE, as temperaturas ficarão entre normal e acima do normal na maior parte do país. Mas o Centro-Oeste e o Sudeste terão um verão mais quente que acima da média.

- Isso acontece porque estamos esperando irregularidade nas chuvas - afirmou Ester.

Por causa de chuvas mais frequentes no Norte do país, os meteorologistas dizem que as temperaturas máximas tendem a cair um pouco. Mas, mesmo assim, a média das temperaturas nas capitais brasileiras deve ficar nos 30 graus.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News