18/04/2024 10:54:10

08/09/2010 00:00:00

Municipios


Municipios

Com aquiacontece // Fonte agência alagoas

Começa nesta quarta-feira (8), às 18h, no município de Batalha, a 33ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, organizada pelo governo do Estado em parceria com o Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite), a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e o apoio da Prefeitura de Batalha.

A exposição será realizada no Parque de Exposições Mair Amaral, às margens da AL-220, e seu encerramento será no domingo (12). Durante quatro dias, grandes e pequenos criadores participam de torneios leiteiros, leilões e exposição de animais.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) também organizou uma programação durante a Expobatalha voltada para o agricultor familiar. Uma das ações é a Feira da Agricultura Familiar, que será realizada no Parque Mair Amaral, no dia 11.

“A Seagri vai colocar sua estrutura à disposição dos agricultores. Teremos estandes com exposição de todos os programas voltados para a agricultura familiar, inclusive dos Programas Alagoas Mais e da Diretoria de Pesquisa, onde o agricultor pode conhecer e se informar sobre como ter acesso”, frisou a secretária Inês Pacheco.

“Outra característica da Expobatalha deste ano é o seu caráter regional, que inclui atividades em outros municípios”, lembrou a secretária.

Programação – Quem for ao Parque de Exposições de 8 a 12 de setembro vai conferir de perto um grupo de agricultores familiares participando de um curso de inseminação artificial em bovinos. A capacitação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite.

Nos dias 9 e 10, outro grupo de agricultores fará visitas a unidades demonstrativas de sorgo e palma forrageira, também dentro do Parque Mair Amaral. No dia 10, a visita será a unidades de palma, sorgo e pinhão manso na zona rural de Santana do Ipanema.

De 9 a 11, agricultores da região da Bacia Leiteira selecionados por técnicos da Seagri fazem visitas à Associação dos Produtores de Leite da comunidade Samambaia, zona rural de Olho D’Água das Flores, uma das fornecedoras de leite ao PAA Leite.

“Eles vão conferir na prática como os pequenos produtores estão organizados e conseguem vender seu produto ao governo, a um preço acima do de mercado, garantindo renda e ocupação”, explicou a articuladora Fabiana Fontes.

No dia 10, das 9h às 17h, também como parte da programação da Expobatalha, haverá o Encontro Regional dos Produtores de Caju, no município de Olho D’Água das Flores.

Outra atração dentro do Parque Mair Amaral será uma mandala, construída para explicar aos agricultores como funcionam os módulos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).

A mandala é uma unidade de produção sustentável, com foco no equilíbrio ambiental e que permite ao agricultor usar uma pequena extensão de terra para produzir alimento, criar aves e obter renda. Outras informações pelos telefones (82) 3315-1376 / 3531-1103.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News