23/04/2024 08:53:57

06/09/2010 00:00:00

Municipios


Municipios

Com cadaminuto // ascom

A criação do Espaço Cultural Hermeto Pascoal representa um divisor de águas na história cultural de Lagoa da Canoa. O município que, durante décadas, viveu num estado de total exclusão no setor, acaba de ganhar uma importante ferramenta para proporcionar o resgate e a valorização da cultura local.

O Espaço Cultural, inaugurado no último dia 28 de agosto, tem como finalidade mostrar ao povo canoense todo o potencial artístico e cultural de Lagoa da Canoa. Muitos artistas da terra, antes considerados pessoas anônimas na própria cidade, agora têm seu espaço e a oportunidade de mostrarem para os conterrâneos e visitantes todo o seu talento.

Pinturas em tela, esculturas em madeira, bordados e peças à base de produtos reciclados são alguns dos atrativos expostos no Espaço Cultural, que recebeu o nome de um dos maiores instrumentistas do Brasil e filho da terra.

Além de Pascoal, os visitantes do Espaço Cultural têm acesso às biografias de outros filhos ilustres de Lagoa da Canoa, a exemplo do goleiro Dida, da folclorista Joana Gajuru, dos artistas plásticos e escultores Orlando Santos, Raimundo Batista e Renalvo Oliveira, além dos poetas Judas Isgorogota e Bruno Henrique, de apenas 12 anos de idade, que fez um poema contando a história do município.

Fotos antigas e atuais de Lagoa da Canoa, livros que contam a história do município, além de uma galeria com fotos de todos os prefeitos fazem parte do rico acervo histórico local. O destaque é a sala de antiguidades, onde estão expostos peças raras como uma máquina de costura manual de 112 anos, ferro a vapor, chaleira de café, cadeira, pilão, entre outros.

“O prefeito Jairzinho foi muito feliz ao criar este espaço. Aqui nós podemos pesquisar a história cultural de Lagoa da Canoa, assim como conhecer o talento dos artistas daqui”, disse o estudante Marcelo Alves.

O Espaço Cultural Hermeto Pascoal funciona de segunda a sexta das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, sob a coordenação de Valdomira Santos, Rita de Cássia Vieira e Renalvo Gomes de Oliveira. O público alvo é formado, em sua maioria, por estudantes e a população em geral. Segundo a coordenadora Valdomira Santos, o Centro Cultural deverá promover, nas próximas semanas, visitas com alunos das escolas da rede municipal de ensino.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News