25/04/2024 13:12:57

12/07/2010 00:00:00

Politica


Politica

Com tudonahora // Fonte PRE-AL

A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL) ajuizou, nesta segunda-feira, seis ações de impugnação de registro de candidaturas, com base Lei 135/2010, conhecida como Ficha-Limpa. Os alvos são os candidatos Ronaldo Lessa, Alberto Sextafeira, Gilberto Gonçalves, Carlos Henrique Manso, João Beltrão e Eduardo Holanda.

Todos os seis candidatos, segundo o procurador regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, são inelegíveis por apresentarem “fichas-sujas”. Para o Ministério Público, a nova lei aplica-se a essa eleição e em relação a todas as condenações anteriores a sua vigência.

“Na consulta 1147/DF, o TSE afirmou que, com a nova lei, candidatos com condenações anteriores tornaram-se inelegíveis pelo prazo de oito anos, ainda que o prazo de três anos da lei anterior tenha sido cumprido”, justifica Tenório. As ações serão julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL).

De acordo com o representante do Ministério Público, Lessa, Sextafeira e Gonçalves têm condenação por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por abuso de poder político e econômico. Já os candidatos Calos Henrique Manso e João Beltrão tiveram suas contas rejeitadas por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto Eduardo Holanda tem condenação por doação à campanha eleitoral de valor maior que o permitido pela legislação eleitoral.

Nesta quarta-feira, último dia para impugnação de registros, segundo o procurador regional Eleitoral, mais de 300 outras ações de impugnação deverão ser propostas pelo Ministério Publico, em Alagoas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News