29/03/2024 04:00:41

12/07/2010 00:00:00

Politica


Politica

Com tudonahora // Fonte PRE-AL

A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL) ajuizou, nesta segunda-feira, seis ações de impugnação de registro de candidaturas, com base Lei 135/2010, conhecida como Ficha-Limpa. Os alvos são os candidatos Ronaldo Lessa, Alberto Sextafeira, Gilberto Gonçalves, Carlos Henrique Manso, João Beltrão e Eduardo Holanda.

Todos os seis candidatos, segundo o procurador regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, são inelegíveis por apresentarem “fichas-sujas”. Para o Ministério Público, a nova lei aplica-se a essa eleição e em relação a todas as condenações anteriores a sua vigência.

“Na consulta 1147/DF, o TSE afirmou que, com a nova lei, candidatos com condenações anteriores tornaram-se inelegíveis pelo prazo de oito anos, ainda que o prazo de três anos da lei anterior tenha sido cumprido”, justifica Tenório. As ações serão julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL).

De acordo com o representante do Ministério Público, Lessa, Sextafeira e Gonçalves têm condenação por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por abuso de poder político e econômico. Já os candidatos Calos Henrique Manso e João Beltrão tiveram suas contas rejeitadas por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto Eduardo Holanda tem condenação por doação à campanha eleitoral de valor maior que o permitido pela legislação eleitoral.

Nesta quarta-feira, último dia para impugnação de registros, segundo o procurador regional Eleitoral, mais de 300 outras ações de impugnação deverão ser propostas pelo Ministério Publico, em Alagoas.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News