29/03/2024 11:26:28

07/06/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

Com ascom // Isolda Herculano

Encerrando a programação de homenagens ao Dia Mundial do Meio Ambiente, representantes do Grupo João Lyra receberam, nesta segunda-feira (7), a visita de alunos da Escola Estadual Professor Carlos Povina Cavalcanti na “casa ecológica”, uma construção em bambu, produzida pelo Núcleo Ambiental da empresa, que expõe os benefícios de viver em um espaço sustentável. A casa esteve exposta na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a Semana do Meio Ambiente.

A casa ecológica foi uma das maneiras que a equipe encontrou para ensinar de forma lúdica às crianças, aos jovens e adultos que é possível viver em harmonia com o meio ambiente”, explicou a coordenadora de Meio Ambiente da usina Guaxuma, Jane Paula. Ainda segundo Jane, as crianças são os maiores e melhores canais de comunicação para a mudança, por isso todo investimento em educação ambiental é louvável: “Eu tenho certeza que muitas dessas crianças vão levar para casa o exemplo de não jogar lixo na rua, reaproveitar embalagens de garrafa de refrigerante, não acumular água parada etc. E são essas pequenas ações que, juntas, fazem grande diferença”.

Além da “casa ecológica” o Grupo expôs uma maquete da usina Guaxuma, em Coruripe, como símbolo da máxima “produzir sem destruir”, um dos elementos norteadores da Gestão de Meio Ambiente da empresa: “É importante que a sociedade conheça o projeto de produção das unidades do Grupo João Lyra. Não se trata apenas de produzir, mas produzir com responsabilidades”, ressaltou Jane Paula, explicando que o bagaço da cana-de-açúcar é reaproveitado na produção da energia que abastece as usinas, os efluentes líquidos são reutilizados para a fertirigação e toda a renda com a venda de materiais recicláveis é revertida em panfletos educativos.

Para Mario Daniel Sarmento, do Núcleo de Fauna do Ibama, o objetivo de trabalhar com crianças dentro do órgão ambiental é formar multiplicadores. “Momentos assim são decisivos para despertar nesses alunos o instinto de preservação. E trazer essas crianças de escola pública para a sede do Ibama é mostrar que aqui não apenas temos a atividade fiscalizadora e punitiva, mas também a social”, afirmou. Sarmento sublinhou ainda o papel da iniciativa privada dentro desse contexto: “Nós temos uma parceria muito assídua com o Grupo João Lyra há muitos anos através de um trabalho contínuo de educação ambiental que é necessário hoje e será necessário sempre”.

A professora Maria Alzira de Lima classificou a visita como um momento único para os alunos: “A grande maioria aqui é formada por crianças sem muitas oportunidades e quando eventualmente surgem momentos como esse elas tentam absorver o máximo das lições apresentadas”. Para ela nutrir essa geração de responsabilidade ambiental vai garantir uma melhor qualidade de vida às gerações futuras: “Eu acredito nisso porque estou vendo a possibilidade da geração deles crescer mais consciente do que a nossa”, finalizou.

Além do Ibama e do Grupo João Lyra, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a rede de supermercados Unicompra participaram da ação.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News