29/03/2024 01:44:29

29/04/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com aquiacontece // fernando vinicius

“Eu menti”. Com esta afirmação, uma adolescente de 15 anos promoveu uma reviravolta na acusação de estupro, crime do qual se apresentou como vítima para a própria família e à imprensa. Na condição de autor do crime que nunca existiu, um compadre do pai da estudante, funcionário da Educação em Sergipe e marido de uma tia da menina que negou na delegacia tudo que havia dito ao microfone da Penedo FM.

A denúncia foi levada ao ar em 19 de abril, durante entrevista concedida ao repórter Luiz Carlos por Maria José dos Santos e a suposta vítima do abuso sexual. A primeira se apresentou como avó da adolescente, relatou o caso com detalhes de informações confirmadas pela menina. De fato, Maria José toma conta da casa e cuida de quatro netas, apesar de não ser a mãe biológica do chefe da família, viúvo e funcionário de uma indústria de açúcar e de álcool.

De acordo com as entrevistadas, o acusado violentou a adolescente por três vezes. O primeiro ato teria ocorrido em dezembro de 2009, quando a estudante quebrou o pé e foi levada para a Unidade de Emergência pelo suposto autor. Antes de chegar ao pronto-socorro, ele havia seguido para um motel em Penedo e cometido o estupro. Ameaçada de morte, como justificou-se, ela não denunciou a violência que voltaria a acontecer na casa do homem apontado como acusado.

Máquina digital e bilhete

A descoberta de uma máquina fotográfica digital e um bilhete na bolsa da estudante abre o capítulo da acusação criminosa. Quando a filha diz ao pai que um amigo dele é autor de abusos sexuais, cobra silêncio sob ameaça de morte e ainda articula registros pornográficos da adolescente, a reação é de vingança. O trabalhador pensa em matar o acusado, vontade que não omitiu quando procurou a Polícia Militar e a delegacia de Penedo para formalizar a queixar.

Nestes casos, o exame de conjunção carnal é solicitado, procedimento feito no IML de Arapiraca. Transtornado, o pai leva a filha, mas esquece a certidão de nascimento dela. Sem o documento, volta para Penedo. Na segunda-feira, 19, ele retorna ao IML com a certidão, mas deixa a filha em casa. Alertado pela queixa de estupro informada no relatório do 11º Batalhão de Polícia Militar, o repórter Luiz Carlos vai até o endereço da suposta vítima.

A entrevista é feita, ao vivo, com repercussão na imprensa local. No dia seguinte, pai e filha viajam até Arapiraca. O exame é feito e, atendendo pedido da Polícia Civil, o legista informa o resultado de imediato, sem a apresentação do laudo que demora a ser divulgado por questões burocráticas. Da boca do médico, o pai ouve a notícia que a adolescente teve o hímen rompido há mais tempo do que o período decorrente da data do alegado primeiro estupro.

Mentira motivada por inveja

Ainda na tarde de 20 de abril, os dois deixam Arapiraca e voltam para Penedo. Na delegacia, a chefe de expediente Ginah Wanderlei é informada pelo pai que o caso está encerrado. No dever do ofício, a policial precisa saber o motivo e escuta da adolescente a revelação da mentira que inventou motivada por inveja.

Inconformada com sua condição social, a adolescente tentou prejudicar dois pais de família – o seu e o marido de sua tia – porque acha que precisa ter o que a prima tem: celular, máquina fotográfica digital, roupas novas, escola particular. A adolescente exige o que a renda de seu pai não permite, apesar de conviver com o trabalhador responsável por manter quatro filhas e a mãe adotiva com apenas dois salários mínimos.

Além do motivo exposto diante do pai e da policial abismados, a adolescente negou a ocorrência dos estupros e informou ainda que sua primeira relação sexual aconteceu com um namorado quando ela tinha 12 anos, ou seja, há três anos. As revelações causam mais espanto porque percebe-se uma certa consciência sobre os atos da adolescente, juízo que lhe faltou quando lançou uma discórdia que podia ter resultado em morte.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News